Um importante episódio na história da gestão dos recursos hídricos no Brasil : o controle da Coroa Portuguesa sobre o uso da água nas minas de ouro coloniais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste artigo, será evidenciada a existência de um importante episódio na história da gestão dos recursos hídricos no Brasil, ocorrido, durante o período colonial, nas minas de ouro de Minas Gerais. São apresentados os trabalhos de mineração e o modo como a água era utilizada nesses trabalhos. São apresentados, ademais, o controle que a Coroa portuguesa exerceu sobre o uso da água nessas minas e as conseqüências ambientais desse empreendimento, como o assoreamento e as alterações da paisagem. Ao final, conclui-se que a gestão dos recursos hídricos no Brasil não deve ser considerada um fenômeno recente, que surgiu ao longo do século XX, como sugerem ou divulgam, equivocadamente, algumas publicações do setor, mas sim um processo que foi inerente à colonização portuguesa, variando conforme as conjunturas sociais, políticas, econômicas e ambientais. Palavras-chave: ; ; ;.
Descrição
Palavras-chave
História ambiental, Gerenciamento de recursos hídricos, Meio ambiente, Técnicas de mineração
Citação
FONSECA, A. de F. C.; PRADO FILHO, J. F. do. Um importante episódio na história da gestão dos recursos hídricos no Brasil: o controle da Coroa Portuguesa sobre o uso da água nas minas de ouro coloniais. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 11 n.3, p. 5-14, 2006. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=23&SUMARIO=340>. Acesso em: 20 jul. 2017.