Registros palinomórficos preservados na fácies de topo de um pacote sedimentar recuperado de ambiente assoreado da região do médio rio Doce - MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho foi realizado em uma lagoa assoreada localizada na parte sul do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), situado no município de Marliéria, sudeste do estado de Minas Gerais, área pertencente ao médio vale do rio Doce. Seu objetivo foi identificar palinomorfos preservados no pacote sedimentar mais recente, de topo. Para tanto, foi utilizado eletroduto de P.V.C. que foi introduzido no sedimento através do método de percussão. Resgatou-se 1,65 metros de sedimento onde foram identificadas 18 fácies deposicionais. A fácies de topo foi analisada. Dela extraiu-se o material que gerou as informações palinomórficas. O resultado demonstrou que ao longo da formação do pacote sedimentar estudado, provavelmente, a vegetação era muito parecida com a atual. Percebeu-se, ainda, que em algum momento durante a formação desse pacote, possivelmente, um evento de queimada ocorreu. Este fato corrobora os dados históricos da região.
Descrição
Palavras-chave
Palinomorfos, Ambiente assoreado, Médio rio Doce
Citação
PERÔNCIO, C.; CASTRO, P. de T. A. ; SILVEIRA, P. R. Registros palinomórficos preservados na fácies de topo de um pacote sedimentar recuperado de ambiente assoreado da região do médio rio Doce - MG. Natureza On Line, v. 8, p. 146-149, 2011. Disponível em: <http://www.naturezaonline.com.br/natureza/conteudo/pdf/09_PeronicoCetal_146149.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.