“Bora animar o grupo!” : a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino.

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Data
2017
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Resumo
Esta dissertação se propôs investigar a contribuição educacional das Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) nas interações entre alunos e um professor do Ensino Médio, com foco para os usos que esses sujeitos têm feito em comum do aplicativo WhatsApp. Para essa investigação, utilizamos, como aporte teórico, os Novos Estudos do Letramento, integrando as concepções de Letramento Digital, bem como contribuições teóricas sobre Comunidades de Prática on-line. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, realizado em um campus de um Instituto Federal em Minas Gerais, e contou, para a coleta de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas, questionários, etnografia virtual e observação não participante em sala de aula. O recorte da pesquisa envolveu a participação de um professor de Matemática com suas duas turmas do Ensino Médio técnico integrado – uma do 1º e outra do 3º ano. Foi possível identificar, por meio das análises, que as interações em grupos de WhatsApp tendiam a não ter uma influência significativa para o processo de ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula, mas, por outro lado, fora dela, as interações se revelaram como uma Comunidade de Prática on-line, o que sugere que o aplicativo possui um potencial pedagógico que pode ser aproveitado entre professores e alunos, superando-se os limites da escola. O uso do aplicativo, no entanto, ainda está mais associado às estratégias dos alunos para obterem nota e serem aprovados do que a um recurso que os fariam se interessar mais pela Matemática. Não se pode afirmar também que o pertencimento a um grupo virtual é capaz de modificar estruturas sociais de grupos marginalizados ou de alunos bons ou ruins, uma vez que a participação no grupo reflete as construções sociais já consolidadas em sala de aula.Com base nos Novos Letramentos, a partir da concepção de Buzato (2007), sobre letramento digital, também foi possível verificar, nas análises, que o letramento digital não se sobrepôs ao letramento tradicional, ao contrário disso, ambos se mesclaram na tentativa dos jovens expressarem dúvidas e resoluções das atividades propostas pelo professor. Espera-se, com isso, contribuir para endossar as pesquisas que envolvem o uso de tecnologias digitais no contexto escolar e para a renovação dos debates a partir do uso das TMSF pelos professores e alunos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Letramentos, Letramento digital, Comunidade de prática
Citação
FREITAS, Maisa de. “Bora animar o grupo!”: a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.