Um estudo dos determinantes da decisão dos e-consumidores de comprarem no comércio eletrônico.

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Data
2015
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Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar e categorizar os antecedentes que explicam a decisão dos e-consumidores de adotarem o comércio eletrônico para realizarem suas compras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 310 pessoas, estratificadas por quotas, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os dados coletados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais e o modelo proposto foi validado estatisticamente. Entre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os consumidores optam pelo comércio eletrônico movidos pela percepção de que este canal de compras otimiza os resultados obtidos (determinantes funcionais), propicia diversão e prazer (determinantes hedonistas), é seguro e não os expõe a grande risco (determinante confiabilidade) e pela disponibilidade de tempo, distância geográfica envolvida na compra e flexibilidade no horário de funcionamento dos websites (determinantes situacionais). A principal contribuição desta pesquisa reside no esforço dos autores de criar um modelo para explicar a adoção do comércio eletrônico sob a perspectiva dos indivíduos, favorecendo a redução da lacuna teórica atualmente existente no que se refere ao estudo do e-consumidor.
Descrição
Palavras-chave
E-commerce, E-commerce adoption, E-consumer
Citação
CERIBELI, H. B.; INÁCIO, R. de O.; FELIPE, I. J. dos S. Um estudo dos determinantes da decisão dos e-consumidores de comprarem no comércio eletrônico. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 174-199, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/779>. Acesso em: 29 jun. 2017.