Prática textual : ensino, produção e revisão.

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Data
2010
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Resumo
Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a prática de escritura de textos, privilegiando-se aspectos do ensino, processos da produção e encaminhamentos da revisão. Ensinar a produzir um texto é um processo lento, pressupõe-se, entre tantos processos envolvidos, o da retextualização e o da revisão. Por sua vez, a revisão de textos é fruto de um compromisso assumido na interação entre o revisor e o autor, despertando-se um cuidado e um respeito pela versão final do texto produzido. No que concerne à perspectiva da revisão do texto produzido, a ênfase deste artigo fica por conta do tratamento dado às propriedades da textualidade, pensando-se o texto não como um produto em si, mas como resultado de uma atividade linguístico-cognitiva socialmente situada.
Descrição
Palavras-chave
Produção de texto, Revisão de texto, Textualidade, Retextualização
Citação
GONÇALVES, C. R.; CARVALHO, M. T. N. de. Prática textual: ensino, produção e revisão. Scripta, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 235-249, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4363/4508>. Acesso em: 3 abr. 2017.