A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.
Descrição
Palavras-chave
Prática pedagógica, Physical education, Professor, Pedagogical practice
Citação
SOUZA, J. A. de; PAIXÃO, J. A. da. A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 399-415, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812015000200399&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2016.