Efeitos de tratamentos térmicos de têmpera e revenimento em um aço baixo carbono visando a fabricação de vergalhões grau CA50 de 10mm.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Atualmente, os sistemas de resfriamento controlados em laminação têm sido bastante utilizados com o objetivo de garantir propriedades mecânicas adequadas aos produtos de aço, desenvolvidos a partir de uma composição química bem definida. Por meio da aplicação de tratamentos térmicos bem planejados, consegue-se fabricar materiais de alta qualidade com um custo de produção relativamente baixo. Dentre esses materiais, destaca-se o vergalhão que é um produto laminado a quente e após o último passe de laminação é submetido a um tratamento térmico para adequação de propriedades. Inicialmente, na laminação de vergalhões, utilizavam-se aços microligados que possuíam alto valor agregado devido à presença dos elementos de liga. Atualmente, com o objetivo de redução de custo e com o avanço da tecnologia de tratamentos térmicos, os vergalhões CA50 são fabricados a partir do aço carbono comum SAE 1030 termicamente tratado. Este trabalho se propôs a estudar a viabilidade de substituição de materiais, ou seja, fabricar o vergalhão CA50 a partir do aço SAE 1015 termicamente tratado. Para tal fim, este trabalho teve por finalidade estudar a influência de tratamentos térmicos de têmpera e revenimento sobre a microestrutura e propriedades mecânicas de um vergalhão fabricado pioneiramente a partir de um aço do tipo SAE 1015. As amostras foram estruturalmente caracterizadas por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. Ensaios mecânicos de dureza, microdureza, tração e dobramento foram executados para avaliação das propriedades adquiridas e os resultados obtidos foram comparados com os requisitos da norma ABNT NBR 7480 que regula a fabricação do vergalhão CA50. Pequenas alterações no teor de Mn e no tamanho de grão austenítico têm forte influência sobre a temperabilidade e microestrutura final do aço temperado. Após austenitização de amostras de vergalhões na temperatura de 950°C durante 1h, seguido de tempera em água e revenimento a 500°C por 25min, conseguem-se para o aço SAE 1015 (0,78%Mn), microestrutura e propriedades adequadas à norma ABNT NBR 7480. Portanto espera-se conseguir melhoras na soldabilidade dos vergalhões e menores desgastes dos cilindros de laminação, trabalhando.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Metais - têmpera, Aço - tratamento térmico
Citação
MACIEL, Pedro Henrique da Costa. Efeitos de tratamentos térmicos de têmpera e revenimento em um aço baixo carbono visando a fabricação de vergalhões grau CA50 de 10mm. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.