Avaliação térmica de edifícios em estrutura metálica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2000
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A solução para se ter conforto num ambiente construído está na adequação do projeto da envolvente da edificação (paredes, coberturas e aberturas). O desempenho térmico de edificações é um fator importante para a construção de habitações sociais. No entanto, a disponibilidade de energia, até o momento, fez com que os projetistas de edificações não dessem importância à questão da adequação climática das edificações. Uma edificação projetada de forma adequada para o clima no qual está inserida torna-se confortável, além de economizar energia. Este trabalho faz um estudo dinâmico de avaliação do desempenho térmico de um edifício em estrutura metálica, baseado em um modelo de referência, localizado na cidade de Belo Horizonte, MG. Avalia-se a capacidade de troca térmica dos elementos de vedação externa e interna utilizadas na edificação e também verifica-se a eficiência térmica de outros elementos de vedação. A análise térmica é realizada através de uma simulação detalhada do comportamento térmico da edificação, utilizando-se o programa computacional de simulação ESP-r. Verificam-se os princípios de arquitetura climática nesse edifício comercial e os ganhos de calor originados no exterior, devidos à radiação solar e às cargas de calor geradas nos ambientes internos. Os resultados obtidos servem de base para a busca do equilíbrio entre clima, conforto e custos, combinando os elementos e materiais construtivos, com o aproveitamento racional das condições climáticas do lugar de implantação do projeto.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Conforto térmico, Construção metálica
Citação
PINTO, Maria Angélica Vieira. Avaliação térmica de edifícios em estrutura metálica. 2000. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2000.