Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura : uma análise em manufaturas calçadistas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Autores
Silva, Sérgio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
Nogueira, Edemilson
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa.
Descrição
Palavras-chave
Valor do produto, Estratégia competitiva, Funções geradoras de valor, Indústria calçadista, Product value
Citação
SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F.; NOGUEIRA, E. Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas. Revista Produção Online, v.15, n. 1, p. 163-187, 2015. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/1739>. Acesso em: 19 out. 2015.