Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal : peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954).

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Data
2013
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Resumo
Este texto analisa algumas estratégias do jornal semanal Flan para se estabelecer como veículo de repercussão nacional. Ele era parte do grupo Última Hora, fundado e dirigido por Samuel Wainer, e promoveu o governo Vargas durante os anos de 1953 e 1954. O periódico pode ser considerado um dos introdutores da indústria cultural no Brasil. Muitos estudiosos apontaram como esta última esvaziou crescentemente as discussões públicas, ao implantar a lógica da produção de mercadorias na cultura. Contudo, em seus primeiros passos no país, a indústria cultural, como se nota nas páginas de Flan, parece ter favorecido a formação de leitores de jornais e de mensagens politizadas.
Descrição
Palavras-chave
Imprensa, Consumo, Política, Industrial culture, Press
Citação
QUELER, J. J. Do consumidor de mercadorias ao leitor de jornal: peculiaridades da indústria cultural nas páginas do semanário Flan (1953-1954). Topoi, Rio de Janeiro, v. 14, N. 26, p. 105-118, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/topoi/v14n26/1518-3319-topoi-14-26-00105.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2015.