A transmissão do gosto musical : escutando professores/as de música.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação aborda a transmissão do gosto musical na prática docente em Música. Para elucidar as questões referentes à transmissão e ao gosto musical, escutamos professores/as de Música da rede municipal de ensino de Itabirito-MG visando a identificar indícios de como ocorre a transmissão dos saberes musicais na Educação. Além da escuta dos/das professores/as, percorremos os conceitos teóricos de gosto, gosto musical e transmissão, trazendo aspectos relevantes de cada conceito para a nossa pesquisa e relacionando o papel da História da Música e da Educação Musical com a formação do/a professor/a de Música na atualidade. Abordamos, ao longo da dissertação, a atuação docente em Música a partir dos “métodos ativos” e seus desdobramentos, que impactaram também a Educação Musical brasileira. Procuramos ainda encontrar outras formas de atuação para os/as professores/as de Música, considerando a transmissão e o gosto musical no ato educativo, e sugerindo outra posição perante o saber e o não saber de cada sujeito.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Música na educação, Psicanálise, Música - instrução e estudo, Professores de música
Citação
PEDROSA, Filipe Nolasco. A transmissão do gosto musical: escutando professores/as de música. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.