MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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    Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto.
    (2024) Reis, Renata Lima Santiago dos; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Kato, Danilo Seith; Cabral, Wallace Alves; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira
    A pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental de Ouro Preto. Pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e ser dos sujeitos em seu território, apresentados na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais propostas pelos pesquisadores da Caravana da Diversidade, estudiosos da sociobiodiversidade, enquanto tema para o ensino de Biologia. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo: desenvolver uma proposta para promoção de Educação Ambiental contextualizada no território por meio de uma oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais, procurando observar as temáticas e apropriações elaboradas por estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Ouro Preto, MG. O trabalho tem abordagem qualitativa e envolve a análise textual discursiva. Por meio da oficina desenvolvida, buscou-se compreender a relação dos estudantes com o território e, assim, elucidar as construções ideológicas, políticas, socioculturais e ambientais que se apresentarem. Diante do exposto, construímos os metatextos que apresentam os resultados e discussão, sendo eles: 1º - Elementos mobilizadores para Educação Ambiental contextualizada no território; 2º – Bionarrativas Sociais: um olhar dos estudantes sobre si e sobre o território. Ao analisarmos os fenômenos que se mostram em nossa pesquisa, procuramos reverberar a riqueza dos detalhes, sentimentos, encantamentos, retratados pelos estudantes. Consideramos que a oficina apresentou potencial para integrar os saberes populares, as vivências individuais e coletivas no território e a autoria como caminhos para uma educação ambiental contextualizada no território. Também se fez como espaço de escuta, sendo atenta ao que nossos referenciais denominam colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Contudo, nos deparamos com os desafios de mobilizar estes estudantes para que se sentissem confortáveis para expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, sendo que eles muitas vezes se mostravam resistentes; bem como despertar nos estudantes maior segurança para a escrita mais autoral.
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    Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
    (2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira de
    A hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.
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    Parasitos Parasitices : uma proposta de ensino em saúde, por meio do engajamento com histórias em quadrinhos.
    (2024) Brandão, Fernanda Aparecida; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos Santos
    As parasitoses são graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Considera-se que esse tema, como outros assuntos relacionados a Educação em Saúde são de suma relevância para o contexto social. Considerando o ambiente escolar um espaço privilegiado para aprendizagem destes conteúdos, acreditamos que a utilização de diferentes recursos didáticos pode proporcionar a disseminação de conhecimentos que estimulem a aquisição de hábitos preventivos ao contágio de parasitoses. Neste viés, a pesquisa foi motivada após a constatação de altos índices da população brasileira sem acesso ao saneamento básico e afetados por diversas parasitoses. O que nos levou a objetivarmos na elaboração e aplicação de uma diferente alternativa metodológica, em busca de promover uma aprendizagem mais significativa de parasitologia, para alunos do sétimo ano do ensino fundamental II. Para tal, identificamos nas HQs um grande potencial engajador, especialmente por trazer informações com linguagem objetiva e com um visual atraente, configurando-se por essas características como um importante recurso didático. Assim, este trabalho resultou na produção de uma série de cinco HQs que compõe a coleção “Parasitas Parasitices”, abordando o ciclo e curiosidades de cinco parasitoses de maior prevalência no território brasileiro. Além da metodologia referida, foi proposto, a utilização de alguns passos a serem seguidos para sua aplicação em busca de maior participação dos grupos integrantes. Nesta perspectiva o estudo buscou avaliar as possíveis contribuições do uso de HQs no ensino do tema. Para tal no processo de avaliação das HQs foi conferido aos alunos autoridade, espaço, materiais, responsabilidade e autonomia na solução das atividades propostas, em que tiveram que respeitar os colegas e suas opiniões, o que nos levou a analisar os dados obtidos por meio do de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas, por este ser um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas realizadas. Alcançando resultados positivos, no qual pudemos constatar a interação, disciplina, participação, colaboração e produção dos estudantes durante as atividades, utilizando o produto elaborado por esta pesquisa.
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    Análise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto.
    (2023) Schettino, Ana Luiza; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Patrícia de Abreu; Cabral, Luciana Ferrari Espindola; Maia, Cristina de Oliveira; Moreira, Patrícia de Abreu; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    O presente projeto teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática, pautada em temas relacionados à diversidade biossociocultural dos moradores negros de Ouro Preto, MG, para identificar o potencial do material e proporcionar oportunidades de aprendizado sobre diversidade genética e sociocultural entre jovens e adultos negros da cidade. Este progresso inclui a avaliação dos licenciandos que cursam a disciplina de práticas em ensino de genética como um de seus procedimentos, utilizando conteúdos das disciplinas de ciências e biologia e questões socioambientais relevantes para a área geográfica atingida pela SD. A pergunta que orientou essa pesquisa foi: como licenciandos do curso de Biologia avaliam um produto educacional voltado para a educação antirracista na cidade de Ouro Preto? A expectativa para esse produto educacional é que se possa oferecer um recurso educacional para trabalhar questões étnico-raciais a partir de uma perspectiva multicultural envolvendo a diversidade cultural presente no município. Dessa forma, seria possível subsidiar um processo de educação para valorização das várias culturas nas matrizes históricas e sociais brasileiras, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas em sala de aula, inclusive nas que abordam temas científicos. Para que os temas de racismo, preconceito racial, características fenotípicas, sejam trabalhados de forma mais interessante e adequada, desenvolvemos uma proposta que pretende mobilizar aspectos da sociobiodiversidade da população preta ouro-pretana. Na avaliação dos licenciandos o produto educacional desenvolvido tem potencial para uma abordagem de ensino antirracista, trabalhando temas para superar definições de natureza biológica que restrinjam as compreensões sobre o conceito de raça, gene, cor, preconceito colocando na prática em sala de aula as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
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    Mentoria e tecnologias digitais como recurso para a potencialização do processo de aprendizagem e apoio à atividade docente.
    (2023) Pena, Bernardo Caria; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Quirino, Raquel; Miranda, Ana Carolina Gomes; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Esta pesquisa abordou a influência da mentoria, utilizando tecnologias digitais como suporte, no processo de aprendizagem durante o pré-vestibular. Por meio de uma abordagem de pesquisa-ação, investigou-se o papel da mentoria, além das práticas pedagógicas tradicionais, destacando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta central no apoio às atividades docentes. O estudo desenvolveu um programa, que evidenciou melhorias nas habilidades técnicas, interpessoais e competências dos alunos ao longo de um ano. Os participantes, previamente sem sucesso no ENEM, buscavam aprimorar a aprendizagem. A aplicação do programa demonstrou ser um fator positivo para a melhoria do processo de aprendizagem, culminando na aprovação dos participantes. As métricas de tamanhos de efeito foram utilizadas para mensurar o impacto das intervenções pedagógicas, com ênfase nas TICs. A análise quantitativa revelou melhorias significativas, com aprovação dos participantes nos cursos desejados. No entanto, a análise qualitativa foi essencial para capturar nuances emocionais e transformações pessoais que as métricas tradicionais não abordaram. Ao dar voz aos mentorados, a pesquisa contextualizou as transformações profundas, indo além de números. A aprovação dos estudantes já indicava o sucesso do programa, mas a abordagem qualitativa enriqueceu a compreensão do impacto da mentoria. A pesquisa reconheceu a mentoria como valiosa, mas destaca desafios como o engajamento prolongado dos mentorados e a gestão de expectativas dos familiares. Concluímos que, embora a mentoria seja uma ferramenta valiosa, seu sucesso depende do comprometimento e esforço mútuos, evidenciando a importância do engajamento ativo dos mentorados e do mentor para alcançar resultados positivos.
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    Um livro de divulgação científica sobre a física no trânsito : um tema para a mecânica clássica.
    (2023) Bittermann, Erika Vieira; Lima, Guilherme da Silva; Roa, Daniel Bretas; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Lima, Guilherme da Silva
    A Física é a área da Ciência que investiga a natureza, procurando sua compreensão e descrição em termos de leis mais gerais possíveis. Mas, ainda assim, ela é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil e extremamente conteudista. Isso ocorre porque frequentemente o ensino é baseado nas memorizações de conceitos, na reprodução de livros didáticos e na preparação para avaliações. Dessa forma, é necessário a utilização de diferentes recursos didáticos para atrair e motivar os estudantes. O uso do livro de Divulgação Científica (DC) sobre a Física aplicada em locais de trânsito, proposto como produto educacional, pode ser um instrumento pedagógico alternativo para isso. Então, o intuito dessa pesquisa foi produzir e avaliar um livro de DC como práxis, unidade de teoria e prática, estabelecida por uma atividade consciente destinada a promover a apropriação social da cultura científica e tecnológica. Ao longo dos capítulos do livro de DC, os conceitos da Física foram trabalhados de forma contextualizada, contemplando aspectos da história da Ciência e da tecnologia, além da abordagem conceitual-qualitativa. Ainda que o livro aborde, predominantemente, os aspectos qualitativos da Física, a presença de enxertos com o formalismo matemático em nível básico, permitiu o aprofundamento da compreensão sobre as situações apresentadas. Esperamos que o livro colabore com: o desenvolvimento de habilidades conscientes, lógicas e conclusivas; a compreensão da realidade; a produção de sentidos para os conceitos trabalhados; a enculturação científica; a elevação da compreensão de situações de trânsito (como pedestre, condutor ou passageiro); a tomada de decisões relativas ao tema visando o estabelecimento de um trânsito mais seguro e harmonioso; o desenvolvimento da cidadania etc. Além disso, o livro foi examinado por quatro professores de Física que, por meio de uma entrevista semiestruturada, puderam manifestar suas concepções sobre a abordagem dos temas da Mecânica Clássica relacionadas à temática trânsito e sobre o uso do mesmo como instrumento pedagógico para a Educação Básica. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que o produto educacional foi positivamente avaliado pelos professores convidados, que há características marcantes da DC ao longo dos capítulos produzidos, que a temática (trânsito) e as multimodalidades podem ser usadas para afirmar o discurso científico e fortalecer a aquisição dos saberes de forma duradoura e que o livro pode ser um recurso pedagógico alternativo e atraente, capaz de promover um aprendizado significativo.
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    Doenças tropicais negligenciadas : análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores.
    (2023) Santos, Sheila Rodrigues dos; Freitas, Cláudia Avellar; Venturi, Tiago; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Freitas, Cláudia Avellar
    Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são enfermidades ou agravos à saúde e estão relacionadas aos contextos político, econômico e social. Geralmente, ocorrem em populações de baixa renda de países onde há pouco investimento em pesquisas, prevenção, controle e tratamento dessas moléstias. Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experiência dos em suas aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as DTN pelos participantes de uma oficina de formação docente, em suas aulas Biologia e Ciências e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina, produto educacional, na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. A oficina envolveu três encontros, realizados de forma remota e gravados em vídeo. O material gravado foi observado para construção de mapas de eventos e seleção de trechos a serem transcritos e analisados a partir de conceitos desenvolvidos pelo círculo de Bakhtin. Os resultados evidenciam que a construção dos enunciados na oficina foi dialógica, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. As análises também indicam que o produto educacional, no caso a oficina, pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção, por uma das professoras investigadas, de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças. As atividades propostas pela professora têm fundamentação no que Krasilchik e Marandino denominam de Alfabetização Científica Multidimensional, e têm o potencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos estudantes e a formação para o ensino de Biologia que visa à promoção da cidadania.
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    Aedes em foco : ambiente virtual com recursos de aprendizagem adaptativa.
    (2023) Mendes, Samila Rafaela Pereira Nardy; Travain, Silmar Antonio; Assis, Guilherme Tavares de; silmar.travain@unesp.br; gtassis@ufop.edu.br; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Assis, Guilherme Tavares de; Travain, Silmar Antonio
    Os impactos no sistema educacional causados pela pandemia da COVID-19 levaram à situação atípica vivenciada no cenário atual. O presente trabalho apresenta a aprendizagem adaptativa como um recurso didático alternativo para o ensino público municipal mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O objetivo principal deste trabalho é propor, desenvolver e validar um AVA, utilizando recursos de aprendizagem adaptativa, com foco nas arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti e na unidade temática “Ciência e Tecnologia” do Currículo Mineiro. Nesse contexto, para o desenvolvimento do ambiente proposto foram utilizados o google forms e recursos de hipermídia adaptativa. O modelo adaptativo consiste em adequar os ensinamentos a cada aluno de forma a consolidar as competências e os programas previstos no Currículo Mineiro. Neste sentido, a plataforma Aedes em Foco foi desenvolvida de tal forma que seus usuários seguem trilhas de aprendizagem de acordo com o conhecimento que possuem e que vão adquirindo com o uso da plataforma. Desta forma, à medida que o usuário desenvolve as questões propostas com confiança, ele segue para as próximas; caso contrário, retornará para melhorar sua ressignificação na construção doconhecimento. As atividades práticas foram realizadas de forma presencial com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais e a análise dos resultados obtidos discutidos por meio do questionário SUS (System Usability Scale) e do modelo de Toulmin. Por intermédio do questionário SUS, quanto à usabilidade da plataforma Aedes em Foco, foi apresentado um resultado final acima de cinquenta pontos, com uma margem baixa seguindo as faixas de aceitabilidade. Conforme as classificações adjetivas o produto está no intervalo entre ok e bom. Já por meio do modelo de Toulmin, pôde-se verificar positivamente o desenvolvimento dos argumentos ao longo das atividades realizadas pelos grupos de estudantes. As respostas assertivas nas três trilhas, acima de 65%, demonstraram que o AVA em questão contribui na consolidação do conhecimento.
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    Óleos vegetais e os impactos na saúde humana : um olhar químico por meio de experimentos investigativos.
    (2023) Chaves, Élison Patrício; Cabral, Wallace Alves; wallacecabral@ufsj.edu.br; Pessoa, Wilton Rabelo; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Cabral, Wallace Alves
    As atividades experimentais investigativas, quando bem planejadas e desenvolvidas, podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos que vão para além da aquisição de conceitos estanques da Ciência. Estas atividades podem ser construídas por meio de sequências de aulas sobre determinados conteúdos, visando à participação ativa dos discentes na construção de saberes, sob orientação do docente. Fundamentando-se nessa perspectiva, a presente dissertação, objetiva analisar uma sequência didática que apresenta experimentos investigativos sobre óleos vegetais e os impactos na saúde humana, tendo como lente, principalmente, o conhecimento químico. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, inicialmente, realizamos uma revisão de literatura na Revista Química Nova na Escola (QNesc), encontrando 12 (doze) trabalhos voltados para a temática. Por meio desse levantamento foi possível perceber que a experimentação investigativa pode promover o desenvolvimento de habilidades de argumentação, questionamento e análise crítica dos fenômenos em estudo, potencializando a formação de jovens cientistas e de sujeitos mais bem preparados para o exercício da cidadania. Somado a isso, compreendemos a importância de avançarmos para além do nível visual (fenomenológico) do experimento, ou seja, é necessário a compreensão dos fenômenos no nível microscópico e representacional, tal como defende Johnstone. Nesse contexto, do ponto de vista metodológico, foi construída uma sequência didática composta por 7 aulas, propondo investigações acerca dos óleos vegetais. Essa sequência foi aplicada em um colégio da rede particular de Ensino, situado na cidade de Belo Horizonte – MG, no âmbito do itinerário formativo do Novo Ensino Médio intitulado de “Investigações e Análises Químicas”. Ao final da sequência didática foi aplicado um questionário para os vinte e dois (22) estudantes participantes da disciplina, sendo esse o instrumento analítico de pesquisa. Os dados construídos no questionário foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio desse referencial foi possível categorizar as respostas em três eixos, sendo eles: Os três níveis do conhecimento químico: uma análise das transições feitas pelos estudantes; Potencialidades e desafios ao vivenciar uma sequência didática que engloba experimentos investigativos; A formação do espírito investigativo em aulas de Química: o que relatam os estudantes? Como resultado principal percebemos que os discentes têm dificuldade na busca e confirmação das informações obtidas por meio da experimentação investigava, e apresentam maior facilidade em interagir, preponderantemente, com as observações em nível fenomenológico. Por esta razão, acreditamos ser importante elaborar sequências didáticas que fomentem a extrapolação para além desse nível, ou seja, avançando nos aspectos representacionais e teóricos do fenômeno em estudo. E, por fim, notamos o afloramento da curiosidade dos discentes pelo assunto óleos vegetais, o que contribuiu para a formação do espírito investigativo, instigando assim a formação de jovens cientistas.
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    Participação, interação e aprendizagem de crianças protagonistas na construção do seu próprio conhecimento em contexto escolar remoto.
    (2023) Mesquita, Ana Flávia Silva; Cruz, Luciana Hoffert Castro; luhoffert@ufop.edu.br; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Cruz, Luciana Hoffert Castro
    A criança é invisibilizada como sujeito em diversos contextos; o constante devir adulto perante a criança é conhecido como adultocentrismo e está presente nas escolas (em como ensinamos as crianças) e outros ambientes sociais. A criança recebe, de forma passiva, conteúdos pensados e projetados por adultos. Para alterar este contexto e decolonizar a visão hierárquica adulta, torna-se necessária uma alternativa para conceder autonomia verdadeira às crianças, incluir o estudante ativamente no processo de aprendizagem e, a partir de diferentes abordagens de ensino, valorizar a criança protagonista na escola. Dessa forma, a presente pesquisa buscou descrever e analisar como se dá participação, interação e aprendizagem de crianças em aulas que privilegiam o protagonismo discente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), em um contexto de isolamento social devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, descritiva, aplicada à educação, com recorte temporal transversal e, como método de coleta, a observação não-participante. Envolvemos turmas de 4º e 5º anos do EF de uma escola localizada na Zona da Mata em Minas Gerais. Os resultados obtidos foram transcritos e analisados segundo o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) proposto por Engle e Conant (2002). Ademais, os resultados foram discutidos de acordo com a filosofia deste trabalho, que valoriza a criança e a compreende como sujeito- criança, e, também, à luz da aprendizagem colaborativa e da aprendizagem ativa. Foram observadas interação e colaboração entre pares de estudantes quando as atividades pedagógicas se mostraram engajadoras, mesmo em situação de isolamento social. As crianças foram capazes de discutir sobre o tema (E1), realizar trabalho colaborativo (E2) e discutir, estabelecendo relações explicativas (EDP1). Em alguns momentos foram observadas a presença de características emocionais (E3), também relacionadas às ações para resolver problemas propostos (ED3). Por fim, observou-se a presença de ideias em outros contextos (EDP3). A partir da participação e da interação entre pares observados durante a presente pesquisa, elaborou-se o produto educacional “Neurociências e educação: aprendizagem baseada em interesse”, uma história em quadrinhos que, de forma lúdica, tem a premissa de reunir os principais conceitos que envolvem a aprendizagem baseada em interesses, contextualizada para o ensino de ciências. Este produto educacional foi direcionado aos professores da educação básica que se interessem em construir práticas pedagógicas não-adultocêntricas.
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    Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental.
    (2023) Bitencourt, Rosangela; Maia, Cristina de Oliveira; Oliveira, Danilo Ribeiro de; Souza, Gilmar Pereira de; Maia, Cristina de Oliveira
    A presente pesquisa, do tipo intervenção, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, surgiu da inquietação sobre a possível contribuição da percepção ambiental na educação ambiental crítica para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes em relação às questões ambientais. Teve como objetivo identificar como jovens moradores de um município fronteiriço de uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, compreendem e se relacionam social e ambientalmente com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. O suporte teórico da pesquisa, está fundamentado na educação ambiental crítica e na formação da consciência socioambiental para embasar as discussões sobre a percepção ambiental. A metodologia envolveu a elaboração de uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada durante as aulas de ciências e geografia nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual localizada no município onde fica localizada a sede administrativa da unidade de conservação. As atividades da sequência envolveram, entre outras coisas, uma visita à unidade de conservação ambiental. Ao longo de todo período de aplicação, os estudantes foram separados em grupos, observando como critério a localidade de residência dos participantes em relação ao parque. A coleta de dados foi realizada por meio de produções escritas, mapas mentais, registro de imagem por foto, vídeos e diário de campo da pesquisadora. Os dados passaram pela Análise Textual Discursiva, o que nos levou a identificação de unidades de significado e formulação de categorias, nos permitindo a produção de um metatexto. As análises sugerem que a proposta de intervenção como prática educativa favoreceu o despertar de uma possível consciência socioambiental. Concluímos que a utilização de estratégias variadas de ensino como aula de campo, vídeos, mapas geográficos e roda de conversa contribuem na construção do conhecimento científico. A SD favoreceu a assimilação, de forma crítica e reflexiva, das informações sobre a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a importância de uma unidade de conservação para preservar o meio ambiente natural dos impactos ambientais sofridos pela ação antrópica e a formação da consciência socioambiental. Ao final da pesquisa foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado uma sequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar a temática ambiental como proposta de material didático.
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    Formação continuada de professores de Ciências : o ensino por investigação como estratégia pedagógica para promover a alfabetização científica.
    (2023) Lopes, Rosângela Silvia Vital; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert Castro
    A área de Ciências da Natureza detém o compromisso com a alfabetização científica. Esta temática visa contribuir para que os alunos alcancem um novo olhar sobre o mundo que os cercam e façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Este trabalho resulta da aplicação de um minicurso on-line assíncrono para duas professoras de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga-MG. Ele foi intitulado Alfabetização científica na prática e corresponde ao produto educacional produzido. Durante o minicurso foram aplicados questionários mistos, dos quais as respostas comporam os dados deste trabalho, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Este estudo apresenta abordagem qualitativa e natureza aplicada à educação. Ele é classificado como exploratório quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso. O objetivo selecionado para este trabalho foi: promover a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e auxiliá-los na promoção da alfabetização científica em suas aulas. O referencial teórico elucidou sobre: a formação continuada de professores, o ensino de Ciências e a alfabetização científica e, o ensino por investigação. Como resultados, emergiram 5 categorias: curso de formação continuada para professores, ensino de Ciências, tipologia de conteúdos, alfabetização científica e ensino por investigação. Analisamos que o minicurso foi importante para o repensar das duas professoras sobre suas aulas e para a aplicação da alfabetização científica e do ensino por investigação. Além disso, percebemos que a inclusão de mais exemplos da aplicação das metodologias na sala de aula é um ponto a ser aperfeiçoado em futuras pesquisas.
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    Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.
    (2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
    Existem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.
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    A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
    (2023) Silva, Marco Aurélio; Zama, Uyrá dos Santos; uyrazama@ufop.edu.br; Santos, Glenda Samara Dias; Souza, Gilmar Pereira de; Zama, Uyrá dos Santos
    As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) aplicadas em uma sala de aula digital são ferramentas promissoras para o ensino de ciências ao permitirem trabalhar diferentes estratégias de ensino aprendizagem, conforme nos orienta o pluralismo metodológico de Feyerabend. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma sequência didática plural caracterizada pela articulação de recursos diferenciados de aprendizagem que possam mobilizar diferentes habilidades e competências, e, desse modo, engajar estudantes na tarefa de compreenderem a Bioquímica e Biologia Celular do ensino superior, ou mesmo do ensino médio, com as devidas adequações de conteúdo das disciplinas de Biologia e Química por meio da temática microbiota intestinal, com uso de uma pluralidade de TDICs articuladas a ferramentas físicas. Portanto, consideramos pertinente apoiar nossa pesquisa na perspectiva do pluralismo metodológico para criar a sequência didática plural, pois o uso de estratégias diferentes para cada conteúdo apoia suas premissas nos diferentes espectros da inteligência humana. Ademais, propusemos compor uma sala de aula digital, que pode ocorrer de forma presencial, ou remota, ou híbrida, mas que é fortemente impactada pela apropriação dos recursos digitais educacionais pela comunidade escolar. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas pelos professores nessa mediação, propusemos nesta sequência a utilização do jogo educacional digital autoral sobre as “aminas vitais”, vídeos e animações gráficas disponibilizadas no YouTube®, podcasts disponibilizados no Spotify®, gêneros textuais multimodais físicos e digitais (histórias em quadrinhos, as charges e “memes”), modelos moleculares educacionais físicos e digitais e quiz game por meio do Kahoot®. Portanto, consideramos interessante o potencial do uso dessas estratégias de ensino aprendizagem nas aulas, pois agrega conhecimento e ludicidade tornando o aprendizado mais dinâmico, trazendo os estudantes pra o centro do processo de construção do conhecimento ocorrendo de forma disciplinar e produtiva.
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    Contação de histórias de ciências : uma proposta de divulgação científica.
    (2023) Cota, Maria Cecília Soares Barbosa; Lima, Guilherme da Silva; glima@ufop.edu.br; Scalfi, Graziele Aparecida de Moraes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lima, Guilherme da Silva
    Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar como a prática da contação de histórias, numa atividade de divulgação científica, pode contribuir na formação de conceitos científicos, estimulando a imaginação e criatividade de crianças e pré-adolescentes até 12 anos. O referencial teórico partiu da análise dos estudos de Lev Vygotsky, acerca da imaginação e criatividade na infância, direcionando para a importância da análise da associação dos conceitos espontâneos e científicos. A fim de contribuir para a investigação, foram abordados autores que pesquisam a contação de histórias como Câmara Cascudo, Cristiane Velasco e outros. Em seguida, buscou-se abordar a relevância da divulgação científica em todo esse processo, dialogando tal prática com Lima e Giordan. A metodologia se realizou a partir da aplicação da live “Narrando e Ensinando Ciências”, transmitida nas redes sociais, quando foram apresentadas as histórias autorais “Pernilongo têm coração?” e “Quem é o impostor?”. Assim, a partir da interação do público foram coletados materiais para análise, sendo esses, os desenhos das crianças que participaram do evento online. Essa pesquisa teve como foco a análise do desenho e não uma representação fidedigna do desenvolvimento intelectual da criança. Os resultados dessas análises nos levaram a refletir que as formulações expressas no desenho podem indicar um nível inferior ao nível de desenvolvimento intelectual da criança ou do adolescente, mas não o contrário. A partir dos resultados, entende-se que a contação de histórias pode contribuir para a divulgação científica, seja em níveis mais elementares ou mais complexos de compreensão conceitual, pois a atividade contribuiu para a produção de conceitos potenciais e científicos.
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    Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia.
    (2023) Gomes Filho, José Vicente Paula; Zama, Uyrá dos Santos; Machado, Evandro Marques de Menezes; Villani, Fernanda Nobre Amaral; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Machado, Evandro Marques de Menezes; Zama, Uyrá dos Santos
    A utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar.
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    A microbiota no ensino de Ciências : uma sequência didática gameficada sobre o trato digestório.
    (2023) Minas, Izabela Freitas; Zama, Uyrá dos Santos; Ferreira, Adelina Aparecida Francisca; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Zama, Uyrá dos Santos
    Durante as aulas de ciências ou biologia, é possível perceber o quanto os estudantes desconhecem o mundo microbiano, tendo em vista que eles não conseguem distinguir esses seres por ser algo fora do seu campo de visão, necessitando da ajuda de um microscópio para visualizarem características morfológicas, ou até mesmo ter a percepção de que nosso corpo é habitável por esses pequenos seres. Inclusive, existem muito mais desses microrganismos em nosso curso do que as nossas próprias células. Conhecer a respeito dos seres que nos habitam é uma forma de aprender sobre os benefícios e malefícios causados por eles, e que nossos hábitos, seja eles alimentares, sociais ou até mesmo aqueles que nos acompanham desde a infância, estão diretamente relacionados com o papel que os microrganismos vão desempenhar, seja ele bom ou ruim. Entretanto, ensinar esse conhecimento e fazer com que os estudantes aprendam, não é algo tão simples. A partir dessas inquietudes, a utilização de uma Sequência Didática Gameficada do Sistema Digestório (SDG), que tem como princípio elementos de jogos como: níveis, missões, conquistas, engajamento, recompensas, regras, feedbacks dentre outros, pode proporcionar as aulas de ciências motivação e um aprendizado eficiente, além de ser um excelente material de consulta para o professor. Nossas análises foram feitas por meio de gravação de áudio e registros no caderno de campo, durante as aulas presenciais e aplicação do produto, coletadas pela professora e pesquisadora na escola em que leciona. Foi possível compreender que durante a aplicação da SDG, houve engajamento e trabalho em equipe por parte dos estudantes, que se sentiram motivados a alcançar um bom resultado, demonstrando uma competição saudável e cheia de conhecimentos, uma vez que conseguiram associar algumas questões com o dia a dia, o que leva a um aprendizado eficaz e duradouro. Partindo desse pressuposto, acreditamos que a SDG poderá proporcionar aulas diversificadas e de fácil adaptação, auxiliando o professor no uso de metodologias alternativas e funcionais para o ensino de ciências.
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    Proposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.
    (2023) Silva, Éder Conceição da; Travain, Silmar Antonio; Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro; Carvalho, Edson José de; Travain, Silmar Antonio
    Em teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimento
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    O ensino da radioatividade no ensino médio : uma abordagem potencialmente significativa.
    (2023) Costa, Sara Geremias dos Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Guimarães, Valdir; micheleueno@ufop.edu.br; valdirg@if.usp.br; Moreira, Marco Antonio; Lima, Guilherme da Silva; Guimarães, Valdir; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Ouro Preto. Nesta pesquisa, analisou-se o potencial do uso dos mapas conceituais para análise das concepções prévias dos estudantes de Ensino Médio, sobre o tema Radioatividade e da confecção de uma sequência didática sobre o tema que tenha como base estas concepções. A pesquisa teve como referencial teórico e metodológico a Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003), tendo como referência os conhecimentos que o aluno possuía como o principal fator para os novos aprendizados, e os Mapas Conceituais propostos inicialmente por Novak (2010) e aprofundados no Brasil por Moreira (1984, 2006). A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, coleta de mapas conceituais para sondagem das concepções dos alunos, aplicação de sequência didática, coleta de novos mapas conceituais para análise da evolução conceitual pelos alunos e confecção de um e-book,para auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem do tema. Percebeu-se que os alunos têm concepções prévias, que relacionam radioatividade a perigo, radiação, raio x, mutação entre outros. Isso advém das notícias, que são divulgadas sobre o tema, dando mais relevância aos acidentes e aspectos ruins, e a pouca divulgação sobre as utilidades e a presença da radioatividade em nosso cotidiano. Os resultados indicaram uma tendência à mudança dessa visão pessimista, para uma compreensão das utilidades e riscos da radioatividade, mas persistiu uma confusão entre os conceitos de radioatividade e radiação, ainda que menos intensa. A partir dessa pesquisa,foi proposto um e-book a respeito da abordagem do tema em sala de aula e dos conceitos relacionados a radioatividade, com finalidade de auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem e aprofundamento conceitual.
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    Histórias em quadrinhos : uma proposta de sequência didática sobre ligações químicas alinhadas a experimentação e estudo de caso.
    (2023) Ferreira, Alexandre Libério; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha; Silva, Ana Carolina Araújo da; Miranda, Ana Carolina Gomes; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
    Esta pesquisa teve como objetivo principal apresentar as potenciais contribuições didático-pedagógicas de uma sequência didática (SD) que envolva a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ). Ela foi desenvolvida por meio da investigação exploratória e da pesquisa bibliográfica nos mais variados produtos e materiais que abordam as HQs, o estudo de caso, a experimentação e o conteúdo de ligações químicas no Ensino Médio. No caso do conteúdo do currículo de Química do Ensino Médio escolhido para esta pesquisa – ligações químicas – este em geral é abordado por meio de métodos tradicionais e demanda a memorização intensa de fórmulas e conceitos por parte dos estudantes. Isso frequentemente gera uma sensação de desinteresse desses pelas atividades e pelo assunto em si. O uso da HQ em estudo de caso – e ainda complementado pela experimentação – parece ter potencial para contribuir na mudança para o ensino do conteúdo de ligações químicas. Para o desenvolvimento da HQ, foi realizada uma pesquisa em livros e artigos, com o intuito de se selecionarem temáticas para a elaboração de uma narrativa ou problema interessante e que engajasse os alunos na leitura e na sua solução de um estudo de caso. Na análise da SDI, a partir principalmente dos pressupostos de Zabala (1998), foi possível observar que a abordagem proposta não só tem potencial para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as competências conceituais, procedimentais e atitudinais do estudante, mas também pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, bem como para sua capacidade de lidar com questões relacionadas ao convívio social e à assimilação da teoria à realidade vivida. Acredita-se que o produto educacional apresentado seja um material que possibilite interagir com a realidade dos alunos e colaborar para o ensino de ciências no Ensino Médio.