Obtenção de nanocompósitos na forma de filmes finos a partir do processo sol-gel, para proteção anticorrosiva de magnetos de NdFeB empregados em ortodontia.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A despeito do êxito clínico dos magnetos na movimentação ortodôntica é relevante inibir através de um revestimento seguro o processo corrosivo decorrente das interações do meio bucal com os materiais magnéticos. Buscou-se neste estudo a obtenção de filmes finos obtidos pelo processo sol-gel a partir de soluções alcoólicas contendo isopropóxido de titânio (IV) como precursor do TiO2 e AgNO3 como precursor da prata metálica além do ácido metacrílico (AMA). Almejou-se com os filmes finos, uma melhor perfomance anticorrosiva dos magnetos NdFeB em ambiente ácido simulando o meio bucal. No sol formado foi empregada uma luz ultravioleta (UV-C) para promover a redução dos íons (Ag+ - Ago) com a finalidade antibacteriana do filme Ag/TiO2. Os filmes foram confeccionados pelo método dip-coating variando de 1 a 4 camadas e em seguida tratados termicamente a diferentes temperaturas. Para selecionar a solução mais apropriada a ser depositada na superfície dos substratos magnéticos, testou-se previamente os nanocompósitos híbridos Ag/TiO2, Ag/TiO2/AMA e TiO2/AMA depositados sobre lâminas de aço austenítico da série 316L e também sobre os magnetos NdFeB. Os filmes finos obtidos foram analisados com o auxílio de técnicas de microscopia de alta resolução que forneceram informações composicionais (EDS), morfológicas, topográficas e espessura do filme fino (MEV e microscopia de força atômica) e sobre a cristalinidade dos mesmos (difração de raios X). Foram realizados testes de resistência mecânica do filme TiO2/AMA por meio de nanoindentação. A eficácia anticorrosiva dos filmes finos TiO2/AMA depositados sobre os magnetos NdFeB foi testada analisando o comportamento do campo magnético das amostras e a microestrutura após a imersão dos mesmos em solução de ácido lático 1% por um período amostral de 70 dias. Empregou-se um teste estatístico ANOVA para avaliar a variação das médias dos mesmos. Os resultados mostraram que os magnetos revestidos em TiO2/AMA praticamente não sofreram corrosão, quando comparados com o controle, podendo os mesmos serem empregados na clínica ortodôntica para a movimentação dentária. No caso clínico ortodôntico relatado, os magnetos revestidos em TiO2/AMA, mostraram-se eficientes na geração de forças ortodônticas, bem como uma eficiência anticorrosiva corroborando as análises in vitro.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Magnetos, Ortodontia, Corrosão
Citação
SISENANDO, I. S. Obtenção de nanocompósitos na forma de filmes finos a partir do processo sol-gel, para proteção anticorrosiva de magnetos de NeFeB empregados em ortodontia. 2014. 142 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.