Precipitação de níquel e de cobre por íons sulfeto para o tratamento de efluentes industriais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O uso da precipitação de sulfetos metálicos para remoção de metais contidos em efluentes vem ganhando destaque nas últimas décadas devido às vantagens apresentadas por este processo em relação aos tradicionais métodos empregando hidróxidos. O presente trabalho teve em vista o estudo da precipitação, por íons sulfeto, de metais presentes em drenagens ácidas de minas (DAM). Utilizando sulfeto de sódio (Na2S), a precipitação dos sulfetos de cobre e níquel foi favorecida quando o pH inicial da solução contendo cada um desses metais foi ajustada para 4 (Cu) e 7 (Ni). Nestas condições, a remoção foi de 99,9% para ambos os metais, o que equivale ao teor residual de 0,07mg.L-1 para cobre e de 0,13mg.L-1 para níquel. Os parâmetros cinéticos foram calculados através do modelo Abbeg-Stevens- Larson aplicado à distribuição do tamanho das partículas formadas, o qual considera as taxas de crescimento e de nucleação dependente do tamanho da partícula. Para a precipitação de cobre em solução com pH 4, as taxas de nucleação e crescimento foram de 1,0x1015m-3.s-1 e 1,9x10-10m.s-1, respectivamente. A precipitação do níquel em solução com pH 7 apresentou taxa de nucleação de 4,7x1017m-3.s-1 e a taxa de crescimento, 3,2x10-12m.s-1. O emprego do sulfeto biogênico foi uma alternativa ao sulfeto de sódio para a remoção de cobre, assim como para o níquel. Os melhores valores de pH inicial para remoção destes metais foram, respectivamente, 2 e 5, para os quais os teor residual do metal foi de 0,28mg.L-1 para cobre e de 0,09mg.L-1 para o níquel. Tanto o sulfeto de sódio quanto o sulfeto biogênico podem ser utilizados para remover cobre e níquel e adequar efluentes industriais conforme a legislação vigente.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos industriais, Efluente - qualidade, Precipitação - química, Cristalização - nucleação, Sulfetos
Citação
GONZAGA, F. D.R. Precipitação de níquel e de cobre por íons sulfeto para o tratamento de efluentes industriais. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.