Caracterização de resíduos sólidos de estação de tratamento de esgoto da indústria de batatas e avaliação como adição para a produção de compósitos cimentícios.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O grande volume de resíduos sólidos industriais gerados pela indústria de batatas pré-fritas e o alto custo do seu manejo estimulam pesquisas em busca de soluções mais adequadas para a sua destinação final. Uma alternativa que se destaca neste contexto é o aproveitamento destes resíduos na construção civil. Os produtos à base de cimento Portland possuem um grande potencial de promover soluções para a imobilização de resíduos industriais, soluções estas que contribuem para o desenvolvimento sustentável das atividades industriais, além de serem economicamente viáveis. Este trabalho caracterizou o resíduo sólido (lodo) de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de indústria de batatas e avaliou o seu comportamento na produção de compósitos cimentícios para uso na construção civil. O lodo foi processado através de secagem, desidratação, moagem e peneiramento na peneira abertura 0,150 mm (malha 100). Para a caracterização do lodo foram utilizadas técnicas de granulometria por peneiramento e a laser, microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectrômetro de raios-X dispersivo em energia (EDS), difração de raio X, análise térmica diferencial (DTA), termogravimétrica (TGA) e perda ao fogo. Foram realizadas substituições parciais do cimento pelo lodo nas porcentagens de 3, 5, 7 e 10% em volume para produção de compósitos cimenticios e foi investigada a atividade pozolânica de argamassas produzidas com 35% de substituição do cimento pelo lodo. Foram realizados ensaios com os compósitos cimentícios para determinação da resistência à compressão, módulo de elasticidade, inicio e fim de endurecimento (pega). Os resultados foram satisfatórios os compósitos com substituições de 3 e 5% de cimento por lodo de ETE da indústria de batatas. A determinação do índice de pozolanicidade do lodo in natura foi descartada baseada no resultado do ensaio de perda ao fogo, no baixo percentual de Silício e na baixa resistência mecânica apresentada pelos corpos de prova moldados.
Descrição
Palavras-chave
Batatas, Resíduos sólidos, Processos de fabricação, Concrete, Potato industry
Citação
RESENDE, D. S. de. Caracterização de resíduos sólidos de estação de tratamento de esgoto da indústria de batatas e avaliação como adição para a produção de compósitos cimentícios. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.