Significação ontológica da experiência estética : a contribuição de Mikel Dufrenne.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O presente trabalho visa apresentar o caminho percorrido por Mikel Dufrenne, em sua obraprima – Phénoménologie de l’expérience esthétique, em defesa da significação ontológica da experiência estética. Após situar o pensamento do autor no contexto geral do movimento fenomenológico, investiga-se a releitura que este faz do conceito de intencionalidade, ponto de partida que lança nova luz sobre as relações que, na experiência, se travam entre sujeito e objeto. Em seguida, apresenta-se a análise da percepção estética em seus três momentos constitutivos - presença, representação e sentimento -, descobrindo-se este último como ponto culminante de toda a experiência estética e como anúncio hipotético de sua significação ontológica. Por fim, apresentam-se os argumentos que garantem a plausibilidade à hipótese ontológica, firmando-se a idéia de que esta não autorizaria a construção de uma ontologia justificante. No final do último capítulo, como abertura de horizontes da pesquisa, são descritos os desenvolvimentos posteriores da hipótese que, sempre mais, direcionaram o pensamento de Dufrenne rumo à tentativa de esboçar uma filosofia da Natureza.
Descrição
Palavras-chave
Arte - filosofia, Filosofia contemporânea, Fenomenologia, Dufrenne, Mikel, 1910 - crítica e interpretação, Estética
Citação
HENRIQUES, J. C. Significação ontológica da experiência estética : a contribuição de Mikel Dufrenne. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.