Avaliação do índice de qualidade da água no Ribeirão Capim, Médio Rio Doce – Governador Valadares, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A bacia do Rio Doce, quinta maior do estado de Minas Gerais, mostra-se bastante degradada com impactos diretos na vegetação, no solo, na biodiversidade e na qualidade das águas. Sabendo-se da importância da bacia em questão executou-se um estudo no Ribeirão Capim, afluente do Rio Doce, este influenciado diretamente por uma indústria de papeis reciclados e o efluente de um esgoto urbano de um bairro da cidade de Governador Valadares, MG. Foi realizada uma completa caracterização físico-química e microbiológica ao longo do Ribeirão em estudo e determinado o Índice de Qualidade da Água, desenvolvido pela National Sanitation Foundation dos Estados Unidos, para seis estações de coleta. Ainda, através de metodologias especificas, procurou-se avaliar a real interferência do esgoto fabril no corpo hídrico em questão, bem como a proposição de medidas corretivas ao processo de tratamento de efluente industrial. Verificou-se que tanto o esgoto gerado pelo bairro como o efluente decorrente da atividade industrial, são os grandes responsáveis pela poluição do Ribeirão Capim. Esta conclusão se estabeleceu após comparação dos resultados do Índice de Qualidade da Água obtido no ponto amostral 1, situado pré impactos antrópicos, com os demais ambientes de coleta. Em relação à eficiência do processo de tratamento do efluente industrial, este atendeu as normas dos padrões de lançamento estabelecidas pelas resoluções vigentes, porem necessita-se de um melhor acompanhamento na carga de DBO lançada no Ribeirão, estando esta perto dos limites de padrão de lançamento.
Descrição
Palavras-chave
Índice de qualidade da água, Saneamento ambiental, Water quality index, Domestic wastewater, Bacia do Rio Doce - Minas Gerais
Citação
BASTOS, I. C. de O. Avaliação do índice de qualidade da água no Ribeirão Capim, Médio Rio Doce – Governador Valadares, MG. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.