Avaliação do regime hídrico, geológico e geomorfológico das florestas paludosas do Parque Estadual do Itacolomi : influência dos fatores abióticos sobre a composição florística e fitossociológica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Departamento de Geologia. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O estudo que ora se apresentam os resultados foi desenvolvido em dois trechos de Floresta Ombrófila Alto Montana permanentemente alagada ou Floresta Paludosa de Altitude, ambos localizados no Parque Estadual do Itacolomi, município de Ouro Preto, estado de Minas Gerais, Brasil. Esta fitofisionomia apresenta distribuição naturalmente fragmentada, porém distribuída em diversas e distintas condições fisiográficas brasileira. Para o estado de Minas Gerais ainda não se sabe ao certo a amplitude de ocorrência da formação e, conseqüentemente, são escassos os estudos da comunidade vegetal destes ambientes, principalmente daqueles localizados acima de 1000 metros de altitude. Estas matas paludículas apresentam aspectos bióticos e abióticos tão peculiares que representam áreas prioritárias para conservação, devido à sua importância na manutenção dos recursos hídricos, assim como por representar um hábitat restrito para ocupação de espécies que, normalmente, não apresentam ampla distribuição. Consideramos que estas florestas brejosas não apresentam uma baixa diversidade e riqueza de espécies, conforme encontrado na literatura, uma vez que estudos comparativos destas áreas com ambientes menos restritivos à biocenose inevitavelmente apresentaram discrepâncias, aqui consideradas depreciativas. Argumentamos também, baseados nas publicações desenvolvidas nesta fitofisionomia, que diversidade global destas áreas é considerável, sendo computadas aproximadamente 490 espécies, distribuídas em 15 trabalhos desenvolvidos em áreas distintas, porém com maior concentração de estudos no estado de São Paulo, sendo estes relativamente próximos. Pedreira, G, 2009. Avaliação do Regime Hídrico, Geológico e Geomorfológico das Florestas Paludosas. Observamos também, que a distribuição das espécies obedece, principalmente, a variação da umidade relativa do solo, como variável indireta do arcabouço hidrogeomorfológico. A utilização de espécies como indicadoras de condições ambientais aparenta ser eficaz, principalmente quando utilizadas àquelas espécies fortemente correlacionadas aos maiores teores de água no solo.
Descrição
Palavras-chave
Variáveis ambientais, Floresta paludosa, Ouro Preto, Minas Gerais, Geomorfologia
Citação
LIMA, G. P. de. Avaliação do regime hídrico, geológico e geomorfológico das florestas paludosas do Parque Estadual do Itacolomi : influência dos fatores abióticos sobre a composição florística e fitossociológica. 2009. 68 f. Dissertação (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.