Desenvolvimento de proposta conceitual de um sistema automático de manuseio de minério de ferro em portos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Essa dissertação apresenta soluções e ideias para a automatização dos equipamentos e sistemas de manuseio de minério de ferro em portos. Portos destinados ao manuseio de minério são na sua maioria compostos por máquinas e equipamentos de grande porte e com grandes massas e inércia considerável envolvida. Podemos citar as empilhadeiras de minério de ferro, recuperadoras, correias transportadoras e os carregadores de navios. Atualmente há grande competição entre as empresas do setor de mineração por maior eficiência e busca por maior qualidade de material com menor custo de produção. Os desafios relacionados a melhorias no processo no que diz respeito a segurança e produtividade, bem como redução de custos também são enormes e certamente são grandes diferenciais no mercado. Este trabalho apresenta a aplicação da automação das máquinas e do processo de controle e manuseio de minério de ferro como uma das soluções mais promissoras no objetivo de aumentar a segurança operacional e a eficiência dos processos, considerando ainda que possui ferramentas que podem auxiliar na tomada de decisões. Essas soluções já são parcialmente implantadas em alguns portos que operam no Brasil e também em alguns outros países, mas sabemos que são tecnologias que ainda estão em amplo desenvolvimento e há muito espaço para melhorias que necessitam de intensa pesquisa para evolução de técnicas cada vez mais apuradas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Portos e zonas francas, Automação, Minérios de ferro
Citação
MADURO, Murilo Ouriques. Desenvolvimento de proposta conceitual de um sistema automático de manuseio de minério de ferro em portos. 2023. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.