Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar.
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Data
2022
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Resumo
Este artigo deriva de parte de uma pesquisa de mestrado, defendida em 2021, por meio do
programa MPEC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na qual se objetivou descrever e analisar
como se dá o processo de elaboração das avaliações escritas para alunos com Transtorno do Déficit de
Atenção com Hiperatividade, inseridos no Ensino Fundamental II. Para tanto, definiu-se como foco
do estudo a avaliação escolar no âmbito da Educação Inclusiva e, como objeto de estudo, a análise dos
processos e estratégias de elaboração de avaliações escritas adaptadas às especificidades desses alunos. Como referencial teórico de base, foram utilizadas as obras de Philippe Perrenoud, cuja riqueza
teórica em relação à “Pedagogia das diferenças” e à concepção dos métodos avaliativos configura-se
como justificativa para a elaboração de um artigo que contemplasse relevante temática.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação escolar, Pedagogia das diferenças, Inclusive education, Philippe Perrenoud
Citação
ALMEIDA, G. A. de; CRUZ, L. H. C.; GOMES, L. L. Algumas contribuições de Philippe Perrenoud relativas à “Pedagogia das Diferenças” e aos princípios e práticas da avaliação escolar. Pesquiseduca, v. 14, p. 635-659, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1235>. Acesso em: 01 ago. 2023.