Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Uma grande parcela da história da pesquisa em etnomatemática tem sido dominada peloestudo das diferenças fundamentais entre os modos de fazer matemática em várias culturas. O entendimento destas diferenças é um fator crítico para a compreensão da natureza humana epara o aprendizado em relação à resolução de problemas. Utilizando a etnomatemática comoum programa voltado para o entendimento deste fato, este artigo discute como o estudo dediferentes algoritmos pode contribuir para a incorporação, a aprendizagem e a celebração dasdiferenças entre diversos grupos culturais. A etnomatemática providencia uma base para oreconhecimento das estruturas sociais que são diversificadas e altamente dinâmicas, e queestão submetidas à estrutura do poder majoritário e dominante das comunidades. Aetnomatemática também ensina como os alunos devem conectar a cultura com a matemáticapara enriquecer esta disciplina através do entendimento da dicotomia percebida entre a matemáticapresente na vida cotidiana e na academia. A perspectiva etnomatemática providenciaum espaço transformacional para que os alunos e professores pensem na diversidade comoalgo bom, valoroso e que é necessário para que possamos viver num mundo globalmenteinterconectado. Através do estudo de algoritmos que os alunos imigrantes trazem para a comunidadeescolar, ambos professores e alunos aprendem que a cultura influencia no desenvolvimentodestes métodos, que são utilizados na resolução de problemas matemáticos.
Descrição
Palavras-chave
Semiotics, Immigrant students, Ethnomathematics, Algorithms, Representations
Citação
OREY, D. C.; ROSA, M. Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 27-46, 2008. Disponível em: <http://sumarios.org/sites/default/files/pdfs/32616_4172.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.