Culturally relevant pedagogy : an ethnomathematical approach.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A implementação de uma pedagogia culturalmente relevante no currículo escolar auxilia a desenvolver o aprendizado intelectual, social, emocional, e político dos alunos através da utilização das próprias referências culturais para a divulgação do conhecimento, das habilidades e das atitudes desses alunos. A pedagogia culturalmente relevante fornece as maneiras pelas quais os alunos mantêm a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente. No conteúdo da pedagogia culturalmente relevante, existe a necessidade de examinar a inserção da matemática na cultura através da perspectiva etnomatemática que considera a natureza cultural da produção do conhecimento no currículo matemático. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático têm a pretensão de tornar a matemática escolar mais relevante e significativa bem como promover a qualidade da experiência educacional dos alunos. Nessa perspectiva, o enquadramento teórico utilizado nesse artigo é a Teoria da Educação Culturalmente Relevante. Como a Pedagogia Culturalmente Relevante e os Aspectos Culturais da Matemática estão interrelacionados com a Educação Culturalmente Relevante, esse artigo também é enquadrado com a aplicação dessas abordagens teóricas.
Descrição
Palavras-chave
Ethnomathematics curriculum, Pedagogy, Ethnomathematics, Academic mathematics
Citação
ROSA, M.; OREY, D. C. Culturally relevant pedagogy : an ethnomathematical approach. Revista Horizontes, v. 28, n. 1, p. 19-31, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.usf.edu.br/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/Culturally%20relevant%20pedagogy%20-%20an%20ethonomathematical%20approach%5B16708%5D.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.