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Título: Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education.
Autor(es): Guerra, Icaro Guilherme
Laranjeira, Rómina de Mello
Palavras-chave: Língua portuguesa
Data do documento: 2023
Referência: GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.
Resumo em outra língua: In this article, considering the debates around the National Common Core Curriculum (BNCC in Portuguese), we analyze the literacy conceptions that guide the specific competencies of languages in general and of Portuguese in particular at the secondary education level. This Applied Linguistics research is guided by concepts and principles from New Literacy Studies. The guiding document was the object of study, and a qualitative methodology of document analysis was developed. The results point to a greater presence of aspects in autonomous literacy, in alignment with neoliberal policies, even though social practices of language are also mentioned. We conclude that the analyzed competencies are objectified and that the development of individual skills to operate collectively in society prevails, as opposed to the competencies and skills that are developed through social action and language practices.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293
ISSN: 1518-5648
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
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