Materiais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.

Resumo
Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.
Descrição
Palavras-chave
Livro didático, Currículos de matemática, Educação matemática
Citação
SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.