A utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática : realidades brasileiras ou latinoamericanas?

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa que visou analisar as contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática. O referencial bibliográfico contemplou diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A meto- dologia qualitativa contemplou uma pesquisa-formação com 40 professores de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. A partir da realização e avaliação de 4 Encontros de Formação Conti- nuada abordando diversas ferramentas da plataforma, as conclusões apontam contribuições para o desenvolvimento profissional e prática docente dos professores e a existência de desafios na realidade brasileira e, possivelmente, na América Latina, especialmente a necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas esco- las, contribuindo para a inclusão digital e a formação de cidadãos capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática
Citação
PEREIRA, S. R.; REIS, F. da S.; TINTI, D. da S. A utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática: realidades brasileiras ou latinoamericanas? VIDYA, Santa Maria, v. 42, n. 2, p. 81-100, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4228>. Acesso em: 06 jul. 2023.