Um olhar etnomatemático para a festa religiosa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no estado de Minas Gerais.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo teórico aborda uma reflexão da festa religiosa e da parte comercial relacionada com o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais, que por meio de um olhar Etnomatemático pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica nas aulas de Matemática. Essa abordagem busca promover a valorização da cultura local e respeitar as diferentes maneiras que os membros de determinados grupos culturais difundem os seus conhecimentos por meio do diálogo com os saberes e fazeres desenvolvidos localmente. Assim, a discussão proposta neste artigo pode auxiliar no entendimento de que as práticas Etnomatemáticas estão presentes no cotidiano dessa festa religiosa ao mostrar que os membros de culturas distintas que visitam essa parte do Jubileu compartilham as suas crenças e culturas com os barraqueiros que utilizam os seus conhecimentos matemáticos para comercializar as suas mercadorias junto ao público presente por meio do dinamismo cultural.
Descrição
Palavras-chave
Jubileu de Congonhas, Transcendência, Religiosidade, Ação pedagógica
Citação
ROCHA, K. C. S.; SILVA, J. B. N. da; OREY, D. C. Um olhar etnomatemático para a festa religiosa do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, no estado de Minas Gerais. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 1, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_7_rocha_silva_orey-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.