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Título: Philosophical concepts of creative insubordination in ethnomodeling research.
Título(s) alternativo(s): Conceitos filosóficos de insubordinação criativa na pesquisa de etnomodelagem.
Conceptos filosóficos de la insubordinación creativa en la investigación en etnomodelación.
Concepts philosophiques de l'insubordination créative dans la recherche en ethnomodélisation.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Data do documento: 2022
Referência: ROSA, M.; OREY, D. C. Philosophical concepts of creative insubordination in ethnomodeling research. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 353-383, 2022. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57289>. Acesso em: 06 jul 2023.
Resumo: The application of modelling methods makes sense to researchers and educators when these professionals examine the mathematical patterns developed by members of distinct cultures. Currently, an important issue in mathematics education is its tendency towards valuing a local orientation in its research paradigm. Thus, a search for innovative methodologies such as ethnomodeling is necessary to record the historical forms of mathematical ideas, procedures, and practices developed in diverse cultural contexts. Yet, ethnomodeling is not an attempt to replace globalized school/academic mathematics, however, it is necessary to recognize the existence of local mathematical knowledge in the school curriculum. This context enabled the emergence of creative insubordination of ethnomodeling as it evoked a disturbance that caused a revision of the rules and regulations in the mathematical modelling process. This process triggered a debate about the nature of mathematics in relation to culture by proposing a dialogue between local and global approaches in dialogical ways. Thus, the main objective of this article is to discuss the philosophy of ethnomodeling as a creative insubordination of mathematics education and also as a process of glocalization.
Resumo em outra língua: A aplicação de métodos de modelagem tem sentido para os pesquisadores e educadores quando esses profissionais examinam os padrões matemáticos desenvolvidos pelos membros de culturas distintas. Atualmente, uma questão importante na educação matemática é a sua tendência em valorizar uma orientação local em seu paradigma de pesquisa. Assim, é necessária uma busca por metodologias inovadoras, como a etnomodelagem, para registrar as formas históricas das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas em diversos contextos culturais. No entanto, a etnomodelagem não é uma tentativa de substituir a matemática escolar/acadêmica globalizada, porém, é necessário reconhecer a existência do conhecimento matemático local no currículo escolar. Esse contexto possibilitou o surgimento da insubordinação criativa da etnomodelagem ao evocar uma perturbação que provocou uma revisão das regras e regulamentos no processo de modelagem matemática. Esse processo desencadeou um debate sobre a natureza da matemática em relação à cultura ao propor um diálogo entre as abordagens locais e globais de maneiras dialógicas. Assim, o principal objetivo deste artigo é discutir a filosofia da etnomodelagem como uma insubordinação criativa da educação matemática e como um processo de glocalização.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17143
DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p353-383
ISSN: 1516-5388
Licença: O periódica Educação Matemática Pesquisa permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 27 jun. 2023.
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