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Título: Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais.
Autor(es): Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Palavras-chave: Educação matemática
Questões socioculturais
Data do documento: 2022
Referência: OREY, D. C.; ROSA, M. Conceituando o desvio positivo no programa etnomatemática como a valorização de práticas matemáticas locais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, v. 4, n. 2, p. 57-71, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1905>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O reconhecimento da relação entre a cultura e a matemática pode ser interpretado como uma reação ao imperialismo cultural que impôs a sua versão do conhecimento matemático às comunidades colonizadas ao redor do mundo com a expansão das grandes navegações a partir do século XV. A reação a esse imperialismo cultural também pode estar relacionado com o desenvolvimento do conceito de desvio positivo que se relaciona com a flexibilidade das regras, normas e regulamentos para que possa alcançar o bem-estar dos membros de grupos culturais distintos. A amplitude dos conceitos de desvio positivo engloba as soluções matemáticas inovadoras desenvolvidas localmente e que podem ser utilizadas na ação pedagógica da etnomatemática, pois tem como objetivo confrontar a crença e o reconhecimento que persiste na sociedade contemporânea de que a matemática é um conhecimento culturalmente neutro. Assim, o principal objetivo deste artigo teórico é discutir o conceito de desvio positivo para a educação matemática por meio da exploração e da identificação da essência dessa terminologia no contexto da prática educacional relacionada com a ação pedagógica da etnomatematica e de sua conexão com a modelagem por meio da etnomodelagem.
Resumo em outra língua: The recognition of the relationship between culture and mathematics can be interpreted as a reaction to cultural imperialism that imposed its version of mathematical knowledge on colonized communities worldwide with the expansion of the great navigations from the 15th century onwards. The reaction to this cultural imperialism may also be related to the development of the concept of positive deviance, which relates to the flexibility of rules, norms, and regulations so that it can achieve the well-being of members of distinct cultural groups. The breadth of the concepts of positive deviance encompasses innovative mathematical solutions developed locally that can be used in the pedagogical action of ethnomathematics, as it aims to confront the belief and recognition that persists in contemporary society that mathematics is a culturally neutral knowledge. Thus, the main objective of this theoretical article is to discuss the concept of positive deviation for mathematics education through the exploration and identification of the essence of this terminology in the context of educational practice related to the pedagogical action of ethnomathematics and its connection with modelling. through ethnomodelling.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17141
ISSN: 2675-2271
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
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