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Título: A trajetória da base nacional comum curricular (BNCC) : análise dos textos oficiais.
Título(s) alternativo(s): The trajectory of the nacional curricular common base (BNCC) : analysis of oficial texts.
La trayjectoria de la base común curricular nacional (BNCC) : análisis de textos oficiales.
Autor(es): Alves, Maria Michelle Fernandes
Oliveira, Breynner Ricardo de
Palavras-chave: Formulação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Trajetória e contextos
Data do documento: 2022
Referência: ALVES, M. M. F.; OLIVEIRA, B. R. de. A trajetória da base nacional comum curricular (BNCC): análise dos textos oficiais. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, artigo e-20537.063, 2022. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20537/209209217176>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O artigo analisa a trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que perpassou dois ciclos de governos distintos: Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018). Foram analisados documentos como as versões da BNCC, portarias e diretrizes. Também foram consultadas publicações que tratam do processo de construção dessa política. Dois contextos orientaram a análise: conjunturas e conteúdos da política. A análise trouxe algumas evidências: a trajetória da BNCC não revela uma linearidade; os cenários políticos, de certa forma, são traduzidos nos textos oficiais, pois há diferenças significativas entre as versões 2016 e 2017 em relação, por exemplo, aos princípios norteadores, aos atores envolvidos na construção e o público-alvo destinatário dessa política. Por fim, os textos oficiais são importantes para se compreender a trajetória de uma política, pois, além de revelar avanços e rupturas, fornecem elementos para se compreender a complexidade que permeia o processo de formulação e implementação das políticas educacionais.
Resumo em outra língua: The article analyzes the trajectory of the National Curricular Common Base (BNCC) that spanned two different government cycles: Dilma Rousseff (2011-2016) and Michel Temer (2016-2018). Documents such as BNCC versions, ordinances and guidelines were analyzed. Publications dealing with the process of building this policy were also consulted. Two contexts guided the analysis: conjunctures and policy contentes. The analysis brought some evidence: BNCC's trajectory does not reveal linearity; Political scenarios, in a way, are translated into official texts, as there are significant differences between the 2016 and 2017 versions in relation, for example, to the guiding principles, the actors involved in the construction and the target audience of this policy. Finally, official texts are important to understand the trajectory of a policy, because, in addition to revealing advances and ruptures, they provide elements to understand the complexity that permeates the process of formulation and implementation of educational policies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16954
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24
ISSN: 1984-0187
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
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