A relação entre capacidade atencional, psicopedagogia e o conforto térmico em salas de aula.

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Data
2019
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Resumo
A interferência do conforto térmico na capacidade de atenção dos estudantes em salas de aula já tem sido relatada em pesquisas nas áreas que desenvolvem os projetos de edifícios escolares. Entretanto, no campo da educação trata-se da temática da capacidade atencional e da aprendizagem sem relacionar ao ambiente construído. Desse modo, verifica-se o quanto é preciso trazer esse debate a fim de subsidiar e inter-relacionar as áreas. Assim, este trabalho teve por objetivo tratar das possíveis relações entre a capacidade atencional, a psicopedagogia e o conforto térmico no ambiente escolar a partir de seus percursos e da produção de conhecimentos, assim como dos dados coletados com os estudantes. Esta pesquisa tem natureza de abordagem qualitativa e quantitativa, com base em levantamentos de dados realizados em duas instituições públicas de educação superior, localizadas na cidade de Belo Horizonte e em Ouro Preto, Minas Gerais. Os resultados em Belo Horizonte indicaram que, a impaciência, dificuldade de concentração e sonolência foram mais percebidas pelos discentes, e ainda 70% têm a atividade de estudo prejudicada no ambiente de sala de aula. Em Ouro Preto ao serem perguntados sobre o prejuízo na atividade de estudo, 79% dos estudantes conseguem desenvolver a atividade de estudo normalmente no interior das salas de aula.
Descrição
Palavras-chave
Capacidade atencional, Psicopedagogia, Conforto térmico
Citação
MARÇAL, V. G. et al. A relação entre capacidade atencional, psicopedagogia e o conforto térmico em salas de aula. Ciências & Cognição, v. 24, p. 35-49, nov. 2019. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1478>. Acesso em: 03 maio 2023.