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Título: Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.
Autor(es): Figueiredo, Ricardo Alexandre de
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Políticas públicas
Professores de matemática
Data do documento: 2023
Membros da banca: Ferreira, Ana Cristina
Coura, Flávia Cristina Figueiredo
Nunes, Célia Maria Fernandes
Referência: FIGUEIREDO, Ricardo Alexandre de. Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.
Resumo em outra língua: Partial Progression is a national public policy created in the 1990s, whose purpose is to reduce school failure, age-grade distortion, and dropout without neglecting the quality of learning. However, the situation is generally quite different. In this scenario, it is noteworthy that the teachers, protagonists of the process with the students, are not consulted on how to act on this public policy. In this sense, this research investigates teaching knowledge by six Mathematics teachers from the Public Schools of Ouro Preto while they discuss and reflect on Partial Progression in Mathematics. Based on a previous survey of Mathematics teachers' perception in the region about Partial Progression, we formed a group of six teachers who accepted the invitation to share practices, difficulties, and experiences. Over five online meetings, the group discussed the topic and began developing proposals and strategies for its improvement. We developed the research using a qualitative approach. We produced data from questionnaire answers, observations recorded in the researcher's field diary (observing meetings), transcripts of meetings recordings, and the participants' records production. We developed data analysis through triangulation and interpretation of data on Maurice Tardif's work Teaching Knowledge. The results show a mobilization of experiential knowledge in all meetings, suggesting that this knowledge springs from experience and is validated by it, incorporating both individual and collective experience. In addition, curricular and disciplinary knowledge was unveiled that supported the argumentation and decision-making by the group. This study innovates by creating a space in which professors can express themselves about Partial Progression in Mathematics and use their professional experiences and other teaching knowledge to improve the application of this public policy. In this way, its results contribute to the development of academic research on teaching knowledge in Mathematics (in particular, those related to Partial Progression) and have a social potential by stimulating the creation of similar study groups and encouraging the elaboration of strategies to the realization of Partial Progression in Mathematics in line with the teachers who carry it out.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16749
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/05/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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