Home office sob a perspectiva dos trabalhadores : lições do período pandêmico.

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Data
2023
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Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo levantar as percepções dos trabalhadores que passaram a realizar suas atividades laborais em home office durante a pandemia do Covid-19, bem como suas expectativas relativas ao período pós-pandêmico. Para esse fim, realizaram-se dez entrevistas em profundidade com teletrabalhadores de diferentes setores de atuação. Optou-se pela aplicação da técnica de Análise de Conteúdo para tratamento dos dados coletados. Examinando os resultados alcançados, verificou-se que a ruptura repentina e desestruturada do modelo de trabalho presencial, seguida pela adoção do home office, apesar de justificada devido ao avanço da pandemia, criou diversas dificuldades para os trabalhadores entrevistados, especialmente no que se refere à conciliação das demandas pessoais e profissionais. Complementarmente, constatou-se também que os participantes da pesquisa, devido à ausência de uma divisão clara, tanto física quanto temporal, entre a vida pessoal e o trabalho, passaram a estender a jornada laboral diária com frequência, o que os levou a um estado de esgotamento e estresse. Apesar dessas dificuldades, os entrevistados se mostraram favoráveis à permanência do home office mesmo após o fim da pandemia, demonstrando, em sua maioria, a preferência pelo modelo híbrido de trabalho. Este estudo contribui para a discussão acerca da necessidade de planejar adequadamente a migração do trabalho presencial para o home office ou vice-versa, de modo que esse processo ocorra de maneira harmoniosa e organizada, evitando a insatisfação profissional dos trabalhadores envolvidos e um eventual fracasso da adoção do teletrabalho.
Descrição
Palavras-chave
Trabalho remoto, Pandemia, Covid - 19, Esgotamento do teletrabalhador
Citação
CERIBELI, H. B. et al. Home office sob a perspectiva dos trabalhadores: lições do período pandêmico. Revista Fatec Zona Sul, v. 9, n. 3, p. 17-32, fev. 2023. Disponível em: <https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/546>. Acesso em: 01 mar. 2023.