Perícia médico-legal e identificação de corpo saponificado após 267 dias de morte - relato de caso e descrição de técnica necropapiloscópica.

Resumo
A adipocera (ou saponificação) é o fenômeno transformativo conservador no qual há uma interrupção no processo de decomposição dos tecidos moles, particularmente os mais ricos em lipídios. Apresenta grande interesse para as ciências forenses, pois, por preservar pelo menos parte dos tecidos moles, pode contribuir para o reconhecimento do corpo e para o esclarecimento das circunstâncias e causa da morte. Entretanto, pouca atenção é dada à possibilidade da saponificação contribuir para a identificação necropapiloscópica. Um dos maiores desafios neste tipo de identificação é a obtenção de um registro adequado em corpos que apresentam fenômenos transformativos conservadores, como a adipocera. Mas com a utilização de uma técnica necropapiloscópica adequada é possível obter um registro que permita o confronto papiloscópico. Este relato é de uma vítima de soterramento na qual foi possível a identificação necropapiloscópica após 267 dias de morte por técnica de fervura, com modelagem em Microsil seguida de fotografia digital, onde são discutidos os principais aspectos médico-legais relacionados.
Descrição
Palavras-chave
Impressões digitais, Saponificação, Adipocera, Medicina legal
Citação
BORDONI, L. S. et al. Perícia médico-legal e identificação de corpo saponificado após 267 dias de morte - relato de caso e descrição de técnica necropapiloscópica. Revista Brasileira de Criminalística, v. 11, n. 1, 2022. Disponível em : <https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/479>. Acesso em: 11 out. 2022.