Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura.
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Data
2021
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Resumo
A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou
declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para
justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais
recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter
consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida
por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos
estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo
apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias
autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados
SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo
3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários
fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em
Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos,
bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e
autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais
foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O
pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é
ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.
Descrição
Palavras-chave
Estratégias autoprejudiciais, Matemática, Autorregulação
Citação
TORISU, E. M.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias autoprejudiciais em matemática : uma revisão sistemática da literatura. Revista diálogo educaciona, v. 21, p. 1448-1474, 2021. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28255>. Acesso em: 06 jul. 2022.