Perspectiva do paciente sobre a assistência à saúde no contexto da Covid-19.

Resumo
Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico com abordagem qualitativa, que ob- jetivou discutir a perspectiva do paciente sobre a assistência à saúde para Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Participaram 160 pacientes com sintomas e/ou diagnóstico de Covid-19 que procuram assistência à saúde no estado. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico autoaplicável no período de julho a outubro de 2020, sendo a amostra caracterizada com auxílio do software SPSS versão 26; e os dados referentes à perspectiva dos pacientes sobre a assistência à saúde, submetidos à análise temática de conteúdo. Dentre os resultados, emergiram três categorias: Satisfação do paciente sobre a assistência à saúde; Perspectivas do paciente diante das condutas e práticas clínicas no atendimento à saúde; Sentimentos expressados pelo paciente ante o atendimento à saúde, sintomas e diagnóstico para a Covid-19. Destacou-se a ausência de apoio e suporte emocional para o paciente, além de déficits dos recursos humanos, materiais e estrutura, interferindo no gerenciamento do cuidado de saúde. Considera- se que compreender a perspectiva dos pacientes atendidos nos serviços de saúde poderá contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços de saúde.
Descrição
Palavras-chave
Infecções por coronavírus, Assistência centrada no paciente, Satisfação do paciente, Assistência à saúde, Assistência individualizada de saúde
Citação
RODRIGUES, J. L. da S. Q. Perspectiva do paciente sobre a assistência à saúde no contexto da Covid-19. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. especial 1, p. 165-180, mar. 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/VND68HxzNtMtBjX8bmG3dMH/>. Acesso em: 11 out. 2022.