O que dizem os licenciandos de biologia, física e química a respeito de alguns fenômenos astronômicos?

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Data
2021
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Resumo
A Astronomia, no Ensino Fundamental, tem sua importância reconhecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, o conteúdo de Astronomia não é estudado nos cursos de formação e capacitação de professores, de maneira satisfatória, como indicam diversas pesquisas, visto que muitos professores que ministram esse conteúdo dizem possuir dificuldade ou conhecimento insuficiente para o Ensino de Astronomia. Além disso, os livros didáticos trazem diversos erros conceituais, que reforçam as concepções alternativas desses profissionais. Levando em conta essas considerações, elaboramos uma intervenção que foi aplicada a licenciandos dos cursos de Biologia, Física e Química de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, com o intuito de compreender suas dificuldades relativas a alguns fenômenos astronômicos e, por conseguinte, a não apreensão dos conceitos relacionados a eles. Durante a intervenção, estruturada na forma de módulos, coletamos os dados obtidos por meio de respostas registradas pelos licenciandos participantes da intervenção, que posteriormente foram organizadas e interpretadas segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo. Entre os resultados conclusivos destacamos que: em todas as perguntas do questionário encontramos a presença de respostas com concepções alternativas, evidenciando a carência no ensino de Astronomia, fato que nos auxiliaram na reelaboração do material utilizado para cada temática apresentada na intervenção.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de astronomia, Ensino de ciências, Formação de professores, Análise de conteúdo
Citação
GUIMARAES, M. H. U.; LIMA, F. P. de.; PASSOS, M. M. O que dizem os licenciandos de biologia, física e química a respeito de alguns fenômenos astronômicos? Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 71-88, 2021. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1004>. Acesso em: 06 jul. 2022.