Influência do Programa Bolsa Família no índice antropométrico peso para idade das crianças beneficiárias em uma cidade no interior de Minas Gerais.

Resumo
Objetivo: avaliar a influência do Programa Bolsa Família (PBF) no perfil nutricional de crianças beneficiárias, no município de Ouro Preto, MG, Brasil, por meio do índice antropométrico peso para idade (P/I). Métodos: Estudo epidemiológico analítico, realizado a partir de registros contidos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), referentes a crianças com até 84 meses; e os efeitos das variáveis foram estimados por meio do Modelo Linear de Efeito Misto. Resultados: observou-se P/I elevado de 15,4% na primeira avaliação e de 8,3% na segunda; sendo que a redução média foi significativa, de 0,09 no valor do escore Z a cada 100 dias de exposição ao PBF. Conclusão: o tempo de permanência no PBF pode contribuir de maneira significante no estado nutricional das crianças.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação em saúde, Segurança alimentar e nutricional
Citação
SANTOS, M. C. S. et al. Influência do Programa Bolsa Família no índice antropométrico peso para idade das crianças beneficiárias em uma cidade no interior de Minas Gerais. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 28, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8660522>. Acesso em: 06 jul. 2022.