Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo principal investigar as dificuldades apresentadas por alunos do 2o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao utilizarem o GeoGebra no smartphone para o estudo da Funções Quadráticas. Trata-se de um estudo qualitativo que considerou o diário de campo e os registros dos alunos como fonte de dados. Analisa-se o desenvolvimento de atividade, composta por 2 exercícios, que foi resolvida com o auxílio do GeoGebra instalado nos seus smartphones. A análise evidenciou que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em manusear o GeoGebra. Porém, tal dificuldade foi diminuindo à medida que se familiarizaram com esse aplicativo. Conclui-se que, apesar das dificuldades iniciais no manuseio do GeoGebra apresentadas por alguns participantes da pesquisa, houve a percepção de que o uso do aplicativo facilitou a resolução das atividades, dado que esse recurso possibilita uma melhor visualização em relação ao gráfico e contribui para a tomada de decisão.
Descrição
Palavras-chave
Funções quadráticas
Citação
BOHRER, A.; TINTI, D. da S. Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 2, p. 73-88, 2021. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088>. Acesso em: 06 jul. 2022.