Trabalho e lazer de músicos de rua em cidades turísticas : migrantes que vivem dessa arte em Barcelona e no Rio de Janeiro.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Rio de Janeiro e Barcelona apresentam a arte nas ruas como traços marcantes de sua cultura. Considerando a importância dessa temática para o turismo cultural, o objetivo geral deste artigo é compreender a prática social de músicos que tocam nas ruas dessas duas cidades turísticas verificando de que maneira as relações lazer e trabalho são constituídas tendo em vista que a maioria dos sujeitos são migrantes. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma investigação etnográfica que envolveu observação e 23 entrevistas. A análise das informações coletadas seguiu os pressupostos etnográficos, buscando reconhecer os significados culturais e pessoais dessa prática para os próprios sujeitos pesquisados. Os resultados evidenciaram que a música de rua é considerada por seus praticantes majoritariamente como trabalho, especialmente em Barcelona. Foram identificadas tensões na ocupação do espaço público, havendo também transgressões que passam despercebidas ao público. Como expressão dos sujeitos e da sociedade, as artes suscitam toda sorte de utopias e instigam novas leituras do contexto urbano contemporâneo.
Descrição
Palavras-chave
Turismo, Turismo cultural, Espaço público, Tourism, Cultural tourism
Citação
FALCÃO, D.; GOMES, C. L. Trabalho e lazer de músicos de rua em cidades turísticas: migrantes que vivem dessa arte em Barcelona e no Rio de Janeiro. Caderno Virtual de Turismo, v. 19, 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/1154/115460585006/html/>. Acesso em: 11 out. 2022.