Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15698
Título: Tutoria em tempos de distanciamento social : construção de saberes na formação inicial de professores de educação física.
Título(s) alternativo(s): Tutoring in times of social distancing : construction of knowledge in the initial training of physical education teachers.
Autor(es): Ungheri, Bruno Ocelli
Gontijo, Larissa Sepúlveda Rocha
Palavras-chave: Pandemia
Pandemic
Data do documento: 2021
Referência: UNGHERI, B. O.; GONTIJO, L. S. R. Tutoria em tempos de distanciamento social: construção de saberes na formação inicial de professores de educação física. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 87-98, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/491>. Acesso em: 11 out. 2022.
Resumo: O estudo em tela encontra guarida na formação inicial de professores de Educação Física, justificando-se pela necessidade de equidade no campo da profissionalidade docente. Por esse prisma, tem como objetivo compartilhar as estratégias delineadas no âmbito de um projeto de tutoria desenvolvido na graduação em Educação Física, buscando refletir sobre a mobilização e a construção de saberes na forma- ção inicial de futuros docentes. Para isso, adotou-se como premissa a epistemologia da prática profissional, tendo a observação participante como ponto focal do processo de análise que, em síntese, enquadrou as 15 semanas que compuseram o primeiro semestre letivo de 2020 no calendário acadêmico da Universidade Federal de Ouro Preto. Em função da conjuntura pandêmica imposta pelo novo Corona Vírus, o plano de trabalho original teve que ser revisto, o que não impediu a manutenção das atividades de tutoria. Foram de- senvolvidas três iniciativas de trabalho remoto junto aos tutorados, que se engajaram na empreitada, mas, com o passar do tempo, reduziram sua presença nos encontros. Verificou-se que a tutoria se sobressaiu como espaço formativo capaz de ampliar o lastro formativo dos professores em formação.
Resumo em outra língua: The on-screen study is based on the initial training of Physical Education teachers, justified by the need for equity in the field of teacher professionality. From this perspective, it aims to share the strategies outlined within the scope of a tutoring project developed in the undergraduate course in Physical Education, seeking to reflect on the mobilization and construction of knowledge in the initial formation of future teachers. For this, the epistemology of professional practice was adopted as a premise, with parti- cipant observation as a focal point of the analysis process, which, in summary, framed the 15 weeks that comprised the first academic semester of 2020 in the academic calendar of the Federal University of Ouro Preto. Due to the pandemic conjuncture imposed by the new Corona Virus, the original work plan had to be revised, which did not prevent the maintenance of tutoring activities. Three remote work initiatives were developed with the tutors, who engaged in the contract, but, over time, reduced their presence in the mee- tings. It was found that the tutoring emerged as a formative form capable of expanding the formative ballast of teachers in training.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15698
DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.491
ISSN: 2176-4360
Licença: O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TutoriaTemposDistanciamento.pdf239,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.