As memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão como elementos para a construção de bionarrativas sociais.

Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Ciências, quando é desenvolvida uma oficina para a confecção de narrativas sobre as memórias da comunidade de Bento Rodrigues após o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teórico-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não humanos e, nesta pesquisa, damos ênfase às Bionarrativas Sociais, sendo estas elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado profissional em ensino de ciências, desenvolvemos como produto educacional uma oficina sobre a produção de narrativas com os alunos, tendo como tema as memórias da comunidade de Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção, realizamos uma análise do processo de ensino- aprendizagem de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir disso, explicitamos nossos resultados nos quais enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina para a confecção de Bionarrativas Sociais contribuiu para o processo formativo dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo desta pesquisa. Ressaltamos ainda que, a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio da oficina que enfatizou esse tema. Acreditamos que a oficina com Bionarrativas Sociais constitui um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando, dessa forma, temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Memórias, Barragens de rejeitos, Desastres ambienais
Citação
MARCOS, Regiane Teixeira. As memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão como elementos para a construção de bionarrativas sociais. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.