O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas : engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sete Lagoas se engajam em uma atividade baseada nas metodologias ativas – MA, proposta no produto educacional, em período de pandemia. O produto educacional é constituído por dez atividades ancoradas nos pressupostos das metodologias ativas, em que exploram diferentes estratégias, contemplam os conteúdos do 9º ano do E.F., e são associadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de modo a oferecer à professora participante diferentes possibilidades para desenvolver em suas aulas práticas pedagógicas com esse viés. A atividade desenvolvida com a turma do 9º ano diz respeito às ideias evolucionistas e abrangeu a sala de aula invertida com a realização de quiz e instrução por pares. A pesquisa é classificada como qualitativa e apresenta finalidades descritiva e explicativa. Para construção dos dados utilizamos a observação participante, as conversas informais, a entrevista e a aplicação de questionário. Os dados foram discutidos à luz das teorias do círculo de Bakhtin sobre o funcionamento da linguagem por meio dos enunciados. No primeiro momento, os estudantes não se engajaram na atividade, porém apresentaram mudança de atitude no decorrer do seu desenvolvimento, demonstrando engajamento nas outras etapas. O contexto em que ocorreu o desenvolvimento da pesquisa, logo após o retorno ao ensino presencial é uma das possíveis razões para essa mudança de atitude, pois, inicialmente os estudantes não fizeram a leitura, primeira etapa da atividade, mas o apoio e orientação da professora e as oportunidades oferecidas a eles para participarem, a partir de elementos de gamificação e a troca de ideias com os colegas, despertaram seu interesse, motivando-os. As pesquisas sobre as MA na educação básica precisam se expandir para que possamos (re) conhecer seus potenciais e fragilidades, as demandas para sua adoção por parte dos professores e a forma como os alunos nelas se engajam.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Metodologias ativas, Análise do discurso
Citação
SANTOS, Maryana de Fátima Fonseca. O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas: engajamento dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em tempos pandêmicos. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.