Aquisição da leitura e da escrita : a importância da avaliação processual e da intervenção.

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Data
2020
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Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para os problemas de aprendizagem da leitura e da escrita no ciclo inicial de alfabetização. Tem como objetivo principal apresentar estratégias para a melhoria dos níveis de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos na implementação do projeto permitiram concluir que o baixo desempenho dos alunos exigia novas posturas da equipe gestora, da equipe pedagógica, como também dos professores. As metodologias e estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento das crianças nas diversas fases da alfabetização, respeitando a individualidade e reais necessidades de cada um no processo de aquisição da leitura e da escrita. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos que nos auxiliaram a alcançar resultados positivos: pesquisa bibliográfica, observação das aulas, pesquisa-ação, estudo de caso, análise das produções escritas dos alunos, reuniões de planejamento etc.
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LAGES, R. C. L.; SOUZA, S. A. de. Aquisição da leitura e da escrita: a importância da avaliação processual e da intervenção. Letra Magna, v. 25, p. 529-538, 2020. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_31_529-538.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.