Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14565
Título: | Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia : uma experiência com estudantes de uma escola pública? |
Título(s) alternativo(s): | Conceptual Maps as study strategy in pandemic times : an experience with students from a public school? |
Autor(es): | Fé Neto, Jair Pedro da Torisu, Edmilson Minoru |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Medidas de tendência central Educação matemática Meaningful learning Central trend measures |
Data do documento: | 2020 |
Referência: | FÉ NETO, J. P. da; TORISU, E. M. Mapas Conceituais como estratégia de estudo em tempos de pandemia: uma experiência com estudantes de uma escola pública? Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 2, e202024, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4598>. Acesso em: 25 ago. 2021. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar as percepções de estudantes sobre o uso dos Mapas Conceituais como estratégia de estudo para o ENEM, em tempos de pandemia. Os sujeitos foram estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais. A teoria subjacente ao estudo é a Teoria da Aprendizagem Significativa e a coleta de dados foi realizada por meio dos registros dos estudantes, formulário Google Forms, whatsapp e em roda de conversa pela plataforma Google Meet. Os resultados revelaram que, para os estudantes: os Mapas servem para estruturar um resumo da matéria; ajudam a memorizar o conteúdo; contribuem para a economia de tempo de estudo; possuem uma estrutura que ajuda aqueles que têm mais dificuldade para aprender os conteúdos e, ajuda a organizar o estudo. |
Resumo em outra língua: | The aim of this study was to investigate the perceptions of students about the use of Concept Maps as a study strategy for ENEM, in times of pandemic. The subjects were students of the third year of high school at a public school in Minas Gerais. The theory underlying the study is the Theory of Meaningful Learning and data collection was carried out through student records, Google Forms, whatsapp and in a conversation round the Google Meet platform. The results revealed that, for the students: the Maps serve to structure a summary of the subject; help to memorize the content; contribute to the saving of study time; they have a structure that helps those who have more difficulty in learning the contents and helps to organize the study. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14565 |
DOI: | https://doi.org/10.33532/revemop.e202024 |
ISSN: | 2596-0245 |
Licença: | This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MapasConceituaisEstratégia.pdf | 942,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.