Rota tecnológica para o processamento de rejeitos de flotação de minérios itabiríticos para produção de areias artificiais de fundição.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os rejeitos gerados no processamento do minério de ferro itabirítico silicoso e sua disposição em barragens de contenção constituem um dos principais problemas ambientais e econômicos das mineradoras brasileiras. Existem poucos trabalhos na literatura envolvendo estudos sobre o aproveitamento do rejeito de flotação de minérios itabiríticos silicosos como areia base de fundição. Nesse contexto, é realizado um estudo para definição de uma rota tecnológica para o processamento de rejeitos arenosos oriundos da flotação de minérios itabiríticos silicosos da Samarco Mineração S.A. para a produção de areia silicosa úmida para fundição. Foram realizados ensaios piloto de deslamagem, desaguamento, classificação via úmida com peneiras vibratórias e lavagem de alta pressão com água por meio de equipamento Hydro Clean. Os rejeitos arenosos utilizados no processamento e os produtos dos processamentos foram caracterizados química, física e granulometricamente. Como os produtos do peneiramento e da lavagem apresentaram as melhores características analíticas, foram realizados ensaios tecnológicos utilizando corpos de prova padronizados para areia de fundição. Foram realizados ensaios de resistência à tração e resistência à flexão utilizando o processo de areia de cura a frio com resina fenólica-uretânica para preparação dos corpos de prova. Os resultados dos ensaios de caracterização e de processamento em planta piloto mostraram que é tecnicamente viável o processamento do rejeito arenoso para a obtenção de areia base de fundição com boas características, utilizando as etapas de deslamagem, desaguamento, peneiramento e lavagem. Com os resultados definiu-se uma rota tecnológica para a produção de areia úmida de fundição por meio do beneficiamento do rejeito arenoso. Foram propostos dois sistemas de processamento para a produção da areia úmida de fundição, um fixo com capacidade de produção de 20t/h e um móvel com capacidade de produção de 10t/h.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Barragens de rejeitos, Areia de fundição, Flotação, Beneficiamento de minério
Citação
SILVA, Guilherme Francisco de Sales. Rota tecnológica para o processamento de rejeitos de flotação de minérios itabiríticos para produção de areias artificiais de fundição. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.