Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico.

Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão a respeito de como a decomposição da vitamina C, ocasionada por alguns fatores, pode contribuir para a construção de conhecimentos, por parte de alunos do Ensino Médio, no que concerne ao equilíbrio químico. Para tanto, foram selecionadas bolsistas também do Ensino Médio, mas de uma série mais avançada do que aquela dos alunos acompanhados, para mediarem as estratégias de ensino. As bolsistas tentaram ajudar os estudantes a refletir e fazer associações entre conhecimentos do senso comum e conceitos da química, visto que pode ser mais produtivo que o processo de ensino aprendizagem tenha como ponto de partida saberes prévios dos sujeitos, construídos cotidianamente, por meio da observação e de informações diversas. Desta forma, pode-se propiciar maior envolvimento e interesse dos estudantes em relação às temáticas trabalhadas. Por intermédio de uma metodologia de ensino que propôs partir de experiências concretas para exploração de conceitos abstratos, verificou-se que bolsistas e alunos conseguiram construir mais conhecimentos no que tange ao equilíbrio químico.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem, Learning
Citação
PERUCCI, L. S. et al. Uso da vitamina C como estratégia para o estudo do equilíbrio químico. Alemur, v. 5, p. 21-31, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4129>. Acesso em: 10 jun. 2021.