Dispositivo assistivo vestível para cadeirantes com motricidade fina reduzida ou baixa resistência muscular de membros superiores para auxiliar o uso de câmeras fotográficas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em um mundo que se pluraliza as mais diversas funções tecnológicas de forma concentrada em um único dispositivo como os smartphones (que são câmeras, filmadoras, computadores, monitores de bio-sinais, com inúmeros acessórios que provem o conforto do seu uso) e em tantos outros dispositivos de uso massificado, é comum observar a ausência de dispositivos com funções diversificadas projetados para uma cadeira de rodas. Ainda há poucos registros de pesquisas focadas no desenvolvimento de dispositivos que deem novas funções a uma cadeira de rodas possibilitando ao cadeirante a realização de tarefas além da função de locomoção. Porém, a área de Cadeiras Inteligentes, já realiza algumas pesquisas em busca de soluções e novas propostas para esse nicho, apresentando novas possibilidades, inclusão, execução de tarefas rotineiras através de dispositivos associados a cadeira de rodas. Uma das inúmeras áreas que existem carência desses novos dispositivos, é para cadeirantes com baixa motricidade fina de membros superiores que queiram manipular uma câmera fotográfica.Nesse trabalho, apresenta-se a construção de um sensor vestível que possa ser utilizado em partes do corpo que haja movimentação garantido por uma pré-calibração, para controlar um dispositivo projetado capaz de manipular câmeras fotográficas com baixo consumo energético, permitindo movimentos de giro, inclinação, ajuste de zoom e foco baseado em sistemas embarcados, buscando como resposta em como ir além da locomoção oferecida pelas cadeiras de rodas através de um dispositivo tecnológico.Apresenta-se também resultados dos protótipos criados através do Design Participativo, técnicas de redução de trepidação de servo motores tratado por algoritmo, resultados da calibração do sensor, tratativa do efeito bounce do botão capacitivo com análise do microcontrolador esquemático, delay para evitar cliques duplos e redução de amostragem do acelerômetro sem impacto na resposta em tempo real esperado pelo embarcado.É demonstrando o ambiente de realidade virtual construído para simulação e experimentação da Tecnologia Assistiva proposta para validação dos requisitos do design, e todo o processo de Design Participativo. Além dos resultados encontrados, foi realizado o pedido de registro de patente para a Tecnologia Assistiva criada, o registro de software para o ambiente virtual de experimentação e a publicação do artigo na XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC'21), além de relatar os desafios impostos pela pandemia COVID-19 no desenvolvimento deste trabalho e as tratativas adotadas para sua conclusão.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Acessibilidade, Equipamentos de autoajuda, Dispositivos eletrônicos vestíveis
Citação
SOUZA, Ricardo Luiz Mendonça de. Dispositivo assistivo vestível para cadeirantes com motricidade fina reduzida ou baixa resistência muscular de membros superiores para auxiliar o uso de câmeras fotográficas. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.