O fluxo televisivo do Canal 5 : uma forma cultural em Honduras.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como tema perceber como o fluxo televisivo do Canal 5, de Honduras, constitui uma forma cultural singular. Desde sua criação em 1959, o canal transmitiu telenovelas e filmes dos Estados Unidos e do México e, hoje, com seu desenvolvimento, conseguiu ampliar sua oferta de programação estrangeira, incorporando conteúdos brasileiros e colombianos, bem como sua produção nacional. Esta pesquisa procura compreender como o fluxo televisivo do Canal 5 conduz à construção de um perfil específico e singular para a emissora hondurenha revelando sua forma cultural a partir da articulação dos programas de TV que o canal oferece na grade da sua programação, considerando a hibridização de seus conteúdos. Esta perspectiva problematiza as mesclas entre as produções dos países exportadores de produtos televisuais da América Latina com os programas de TV hondurenhos, a publicidade comercial e as publicidades institucionais a partir de uma análise grade de programação. A metodologia utilizada para esta pesquisa está baseada na análise do fluxo televisivo, a partir da construção de uma “falsa” semana (TAVARES, 2005), compreendendo que a organização da grade da programação está organizada em dois eixostemporais: horizontal e vertical (DUARTE, 2014), e também a uma análise de conteúdo (BAUER, GASKELL, 2002), que permitiu mapear os temas que aparecem na programação. Desta forma, interpretamos os sentidos e valores que o canal procura transmitir para o público, tendo em conta as mesclas entre as produções dos países exportadores de produtos televisuais da América Latina com os programas de TV hondurenhos. Para realizar isso, nos fundamentamos teoricamente em William (2016), quanto à discussão e reflexão sobre a televisão como forma cultural. Na análise, foram desenvolvidos três eixos analíticos:1) a cotidianidade da programação, 2) a relação articulada entre o Canal 5 e o público, e 3) a hibridização cultural: entrecruzamentos dos sentidos e valores no fluxo. Ao final deste estudo, observamos que há a construção de uma rotina própria da emissora a partir da cotidianidade do público, bem como, uma relação próxima com os telespectadores através de formas enunciativas, construídas com o intuito de manter um vínculo de contato e projetar sua imagem diante deles. Uma outra característica detectada foram os entrecruzamentos culturais dos sentidos e valores sociais e as mescla cultural nos programas televisivos no fluxo televisivo da grade da programação.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Difusão cultural - Honduras, Estudos interculturais, Globalização, Nacionalização
Citação
LIZARDO GUTIERREZ, Julissa Lizeth. O fluxo televisivo do Canal 5: uma forma cultural em Honduras. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.