Desenvolvimento de um soft sensor para inferência de eficiência energética de moinho de bolas em circuito fechado a úmido.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em processos de moagem em plantas de beneficiamento mineral, os estudos relacionados ao seu consumo de energia estão comumente relacionados aos custos do processo de cominuição. A medição do consumo de energia é capaz de fornecer tomadas de decisão para atendimento às especificações granulométricas desejadas com baixo consumo de energia. Porém, essa medição dificilmente pode ser realizada de forma direta, sendo necessária a adoção de equipamentos para medição do percentual de produto retido em malha passante específica, que possuem elevado custo e necessitam de mão de obra especializada para a sua manutenção. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma nova estratégia baseada em um soft sensor para inferência da eficiência energética em circuitos de moagem fechados a úmido, permitindo o aprimoramento da tomada de decisões das áreas operacionais responsáveis. Uma Rede Perceptron Multi-Camadas (PMC) treinada com o algoritmo de Levenberg-Marquadt foi empregada como motor do soft sensor. Dados reais de um circuito de moagem foram considerados para o desenvolvimento e validação do modelo proposto. Três cenários diferentes foram analisados. O melhor cenário apresentou um coeficiente de determinação R igual a 0,87, sendo um modelo com boa capacidade de generalização, atendendo a solução para a inferência desejada.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Beneficiamento de minério - moinho de bolas, Redes neurais - computação, Software - soft sensors, Cominuição - beneficiamento de minério
Citação
DINIZ, Diego Rafael Monteiro. Desenvolvimento de um soft sensor para inferência de eficiência energética de moinho de bolas em circuito fechado a úmido. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.