Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa busca investigar como a formação religiosa – católica – aparece no cinema de Martin Scorsese, configurando os sentidos das produções. Para isso, vamos olhar para a trajetória do cineasta, concentrando-nos em três filmes: Caminhos Perigosos (1973), Cabo do Medo (1991), e O Lobo de Wall Street (2013). A partir desses momentos chave, perceber como categorias como violência, sagrado, profano, sonhos, contracultura são importantes para decodificar a experiência na produção cinematográfica norte-americana a partir da década de 1970. Além disso, a pesquisa busca debater as próprias configurações do cinema enquanto arte e entreterimento, explorando principalmente a virada da contracultura para o cinema hegemônico operada por Scorsese desde sua produção inicial aos filmes mais recentes. Discutimos também como essas questões dialogam com o próprio tempo e tecido social, as relações sócio políticas, econômicas, e culturais. É fundamental para a compreensão da trajetória de Scorsese perceber como todas essas questões estão articuladas com diversas formas de violências: do capitalismo, das ruas e das instituições, e como os sujeitos marginalizados são afetados por todas essas dinâmicas. Além disso, debatemos como a relação com o cinema e as potencialidades catárticas são fundamentalmente uma relação com o tempo, apoiados em autores da teoria cinematográfica e da filosofia. Por fim, tratamos a relação do sujeito com a finitude da vida., da passagem do tempo e envelhecimento, buscando perceber como essas questões estão intimamente implicadas na atitude religiosa.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Scorsese, Martin, 1942, Religiosidade, Violência
Citação
GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.